tt ads

Topo da lista permanece com o ano de 2024, seguido de perto por 2023

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou nesta quarta-feira (14) que o ano de 2025 consolidou-se como um dos três mais quentes já registrados globalmente.

De acordo com a análise de oito conjuntos de dados climáticos, seis instituições (incluindo o serviço europeu Copernicus) classificaram o ano passado na terceira posição, enquanto duas o colocaram como o segundo mais quente em 176 anos de registros. O topo da lista permanece com o ano de 2024, seguido de perto por 2023.

Um dado alarmante destacado pelos cientistas é que as temperaturas médias globais ultrapassaram o limite de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais pelo maior intervalo de tempo já documentado. Este é o patamar estabelecido pelo Acordo de Paris como crítico para evitar as piores consequências das mudanças climáticas.

Segundo o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), o planeta atravessou, pela primeira vez, um ciclo de três anos consecutivos (2023-2025) com anomalias térmicas atingindo ou superando essa marca.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *