tt ads

Sistema eletrônico acabou com filas, segue aberto para ajustes e amplia a oferta de vagas, especialmente na educação infantil.

Foto: Carlos Valadares

A matrícula totalmente online na rede municipal de ensino de Feira de Santana teve avaliação positiva e eliminou as filas nas portas das escolas, segundo o secretário de Educação, Pablo Roberto. O gestor afirmou que o novo modelo facilitou o acesso das famílias e melhorou o planejamento do ano letivo de 2026.

A decisão foi tomada no fim de 2025, com inscrições abertas em outubro para mapear a demanda por vagas. A maior procura ocorreu em janeiro, o que levou à prorrogação do prazo. Entre os dias 19 e 23, as escolas fazem a confirmação presencial das matrículas, e no dia 21 o sistema será reaberto para ajustes de turno ou série.

A Secretaria mantém plantão de atendimento presencial para quem teve dificuldades no sistema. Casos em que não há vaga próxima à residência estão sendo resolvidos com encaminhamento para escolas em bairros vizinhos, com apoio na organização do transporte.

Na educação infantil, ainda há déficit de vagas. Para reduzir o problema, o município prevê a construção de cinco creches , quatro anunciadas em 2025 e uma no bairro Sítio Matias,  além da ampliação de cerca de mil a 1.200 vagas neste ano. Um novo espaço de creche na região central também está em planejamento.

Pablo Roberto afirmou ainda que a rede está preparada para o início das aulas, com escolas passando por manutenção e alunos recebendo, já no primeiro dia, fardamento completo, mochila, material didático e itens para educação física.

Sobre a possível municipalização de escolas estaduais, o secretário disse que não há proposta de fechamento de unidades e que qualquer decisão dependerá de posicionamento oficial do governo do Estado, com debate técnico e participação da comunidade.

Por fim, ele pediu tranquilidade às famílias que ainda não concluíram a matrícula e reforçou que o atendimento seguirá até o fim de fevereiro, se necessário, para garantir vaga a todos os alunos.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *