
Todos os municípios estão autorizados a vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários. No entanto, cada cidade tem autonomia para definir início desta vacinação, considerando estoques.
A Bahia ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população a partir dos 6 meses de idade. Esta ação visa aumentar a cobertura vacinal e proteger ainda mais as pessoas contra as complicações e formas graves da doença.
Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), todos os municípios estão autorizados a vacinar pessoas que não estão nos grupos prioritários. No entanto, cada secretaria municipal de saúde tem autonomia para definir o início desta vacinação, considerando os estoques.
O g1 apurou que a vacinação já foi ampliada em cidades como Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Serrinha, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.
Na capital baiana, oito postos de saúde oferecem a vacina de forma gratuita, até às 17h desta quarta-feira (21). O número reduzido de unidades, se dá pela adesão de servidores à convocação de assembleia feita pelo sindicato da categoria. Veja a lista abaixo:
- Salvador Shopping (das 9h às 16h) – somente vacina gripe;
- USF Ilha de Maré;
- USF Ilha Paramana;
- USF Ilha de Bom Jesus;
- UBS Edson Teixeira;
- Multicentro Carlos Gomes;
- UBS Maria Conceição Imbassay;
- Multicentro Liberdade – (somente vacina de rotina e gripe.
Já na quinta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que mais de 150 postos de saúde em toda a capital baiana ofertarão a vacina. Para receber a dose, basta apresentar um documento oficial com foto e o cartão do SUS, se disponível.
Em Feira de Santana, a vacinação contra a gripe foi ampliada para a população acima de seis meses em 20 de março. As doses estão disponíveis em 103 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
