Operação policial deflagrada no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, apreendeu dois fuzis, 271 munições e 891 frascos de lança-perfumes, nesta quinta-feira (10).
Segundo a Policia Militar (PM), o material estava em um imóvel, sob vigia de um grupo de homens. Os suspeitos fugiram após avistarem a aproximação dos agentes.
Após a apreensão, o material foi encaminhado para a Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), onde o caso foi registrado e seguirá em investigação.

Um motociclista morreu após colidir a moto com um caminhão boiadeiro na BR-324, em Riachão do Jacuípe.
Ao chegar ao local, socorristas encontraram a vítima já sem sinais vitais, caída entre os matos às margens da rodovia.
O acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira (10). O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Serrinha.

Foto:Divulgação


A TEL Centro de Contatos realiza, nos dias 10 e 11 de julho, um processo seletivo para contratação de Operador de Telemarketing em Feira de Santana. A seleção acontece de forma presencial, com início às 9h, na recepção da empresa, na Avenida Rio de Janeiro, nº 391, Pedra do Descanso.

Podem participar candidatos que possuem Ensino Médio completo, idade a partir de 18 anos, e que residam em Feira de Santana. Para a seleção, é necessário levar caneta azul, documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e, no caso de homens, o comprovante de reservista. A seleção também é aberta para pessoas com deficiência (PCD).

A empresa oferece benefícios como vale alimentação, vale transporte, plano odontológico e plano de saúde.

Sobre a TEL Centro de Contatos

A TEL Centro de Contatos é uma das maiores empresas de gestão em relacionamento com o cliente do Brasil. Está no mercado há mais de 35 anos, inovando no desenvolvimento de soluções customizadas, de alto valor, com um time especializado em entender as necessidades dos clientes, apoiada em uma arquitetura tecnológica ampla e transformadora.

Possui mais de 15 mil colaboradores, sendo uma das 50 maiores empregadoras do país. Entre os clientes estão empresas de convergência, bancos, órgãos públicos, companhias aéreas, empresas de telecomunicação, financeiras e instituições de ensino, com suporte técnico em todo território brasileiro.

FOTO ASCOM/HGCA

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), deu início nesta terça-feira, 8 de julho, à terceira edição do curso básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), voltado para trabalhadores da unidade. A iniciativa faz parte do projeto Librando na Saúde, resultado de uma parceria entre o hospital  por meio do Centro de Educação Permanente (CEPER) e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH)  e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Com encontros semanais,  o curso segue até o dia 30 de setembro, totalizando 40 horas de carga horária. Ao final da formação, os participantes que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificação emitida pela UFRB.

Esta é a terceira turma do projeto, iniciado em 2019, com o objetivo de fortalecer a política de humanização hospitalar e garantir o direito à comunicação das pessoas surdas no ambiente de saúde. A proposta pedagógica promove uma aprendizagem significativa da Libras, com foco em práticas de interação que favorecem a inclusão e o acolhimento.

Durante a solenidade de abertura, a professora Midian Jesus, docente da UFRB e integrante do projeto, destacou que a ideia do curso nasceu da sensibilidade do próprio hospital:

“A gente costuma dizer que a universidade vai até a comunidade, mas nesse caso, foi o Clériston que veio até a universidade. O CEPER, juntamente com a Diretoria de Enfermagem, nos procurou ainda em 2019, trazendo uma demanda real: pacientes surdos estavam chegando ao hospital e enfrentando barreiras para se comunicar. A partir disso, construímos juntos esse projeto, com foco em acessibilidade, inclusão e pertencimento da comunidade surda aos serviços de saúde”, explicou.

Ela relembrou que, antes da primeira turma, muitos surdos sequer identificavam o Clériston Andrade como um espaço acessível:

“Durante as aulas, percebemos que o hospital nem tinha um sinal próprio em Libras. A comunidade surda não reconhecia o Clériston como referência porque faltava comunicação. Hoje, isso mudou. Eles identificam o hospital pelo sinal ‘35’, referência à linha de ônibus e ao Batalhão de Infantaria do exército. Isso mostra que houve reconhecimento, pertencimento e vínculo.”

A diretora de Enfermagem do HGCA, Tayse Moura, parabenizou os participantes e reforçou a importância do curso:

“Mais do que aprender uma nova língua, estamos falando de empatia. Quando alguém procura o hospital, já está fragilizado. Se ainda enfrenta a barreira da comunicação, isso se torna ainda mais difícil. Este curso é sobre cuidar melhor, com mais respeito e dignidade.”

A coordenadora do GTH, Milena Moreira, também enfatizou o papel da formação:

“A inclusão precisa estar presente em todos os espaços do hospital — seja na assistência, na gestão, no administrativo. Com essa formação, ampliamos o número de profissionais preparados para acolher a comunidade surda de forma segura e humanizada.”

Já a coordenadora do CEPER, Elizabete de Jesus Lopes, explicou a importância do curso:

“Mais do que uma capacitação, este é um compromisso com o cuidado digno e acessível. O Clériston está cada vez mais preparado para ser um hospital que respeita todas as formas de comunicação. A expectativa é que o curso continue formando novas turmas e ampliando o alcance da Libras no cotidiano hospitalar.”

A equipe do projeto é composta por professores e monitores da UFRB, com experiência em ensino, pesquisa e extensão:

  • Amanda Cristina Dias do Carmo – Graduanda em Engenharia de Energias (UFRB)
  • Albery Pires França Vasconcelos – Mestre em Educação e Diversidade (PPGEDCID/UFRB)
  • Camilla Conceição de Brito – Graduanda em Engenharia de Produção (UFRB)
  • Midian Jesus de Souza Martins – Doutora em Estudos Linguísticos (UEFS) e Professora de Libras (UFRB)
  • Sátila Ribeiro – Doutora em Educação (UFBA) e Professora de Libras (UFRB)

Fonte: ASCOM/HGCA

Foto: Marcio Ferreira/Ministério dos Transportes

Modernização e concessão da Rota 2 de Julho e BR-116 ganham força com articulação entre Governo da Bahia e União

Em Brasília, o governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta quarta-feira (9), de reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, parlamentares da bancada federal baiana, além de representantes da ANTT e da Infra S.A.. Na ocasião, Jerônimo acompanhou a apresentação dos estudos técnicos da Rota 2 de Julho e da BR-116, no trecho que liga Feira de Santana (BA) a Salgueiro (PE).

A agenda institucional, realizada na sede do Ministério dos Transportes, teve como objetivo apresentar os avanços nos estudos de viabilidade das rotas federais, que prevêem a concessão e modernização de mais de 500 quilômetros da BR-116, com impacto direto no desenvolvimento da infraestrutura rodoviária da Bahia. Durante o encontro, o governador destacou a importância da união entre os entes federativos e a bancada parlamentar para garantir que as obras contemplem as necessidades da Bahia.

“A integração entre o Governo Federal, a bancada da Bahia e o Estado é fundamental para garantir obras com qualidade, eficiência e impacto real na vida das pessoas. Hoje, analisamos cada etapa do projeto junto ao ministro Renan Filho, com o objetivo de assegurar que a futura concessão atenda às reais demandas do nosso povo. É com planejamento e diálogo que avançamos na infraestrutura que a Bahia precisa”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Além do ministro Renan Filho, participaram da reunião técnicos do Ministério dos Transportes, representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Infra S.A., bem como senadores e deputados federais da Bahia. O Governo do Estado foi representado ainda pelo secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola; pelo superintendente de Infraestrutura de Transporte, Saulo Pontes, e por Elisabete Costa, coordenadora da Representação do Escritório do Governo da Bahia em Brasília.

A expectativa é de que, a partir da conclusão dos estudos e da consolidação da modelagem, o projeto avance para a fase de concessão, com previsão de investimentos em duplicações de vias, melhorias estruturais e geração de emprego ao longo da BR-116.

Texto: Eduardo Aiache/GOVBA

Antônio Marques Costa Neto, de 22 anos, morreu no hospital após ser vítima de espancamento, em Feira de Santana.
Segundo informações da família da vítima, ele estava desaparecido desde o domingo (6), quando saiu de casa para realizar uma corrida como motoboy e não retornou.
De acordo com a Polícia Civil, o jovem foi encontrado caído na Avenida Iguatemi, no bairro Mangabeira, com ferimentos causados por espancamento. Ele foi socorrido pelo Samu e deu entrada no hospital na segunda-feira (7).

Divulgação/Aeroporto de Brasília

O Brasil é o segundo país do ranking internacional dos 100 aeroportos mais bem avaliados do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Segundo levantamento da AirHelp Score, os Estudos Unidos aparecem na primeira posição com 27 aeroportos, seguidos pelo Brasil, com 12 aeroportos, e do Japão, que vem na terceira colocação, com 6 aeroportos.

Considerando critérios como pontualidade dos voos, qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros e variedade de alimentação e lojas, o Brasil ficou à frente de países como a Espanha, que tem 5 aeroportos, e Arábia Saudita, Noruega e México, com 4 aeroportos cada. A África do Sul, Nova Zelândia e Reino Unido, por sua vez, têm 3 aeroportos cada e a Austrália, a Colômbia, a Suécia, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul e Polônia aparecem com 2 aeroportos na lista dos 100 do ranking.

O Aeroporto Internacional de Brasília está entre os 10 melhores do mundo e aparece na quarta colocação. Na lista dos 100 melhores aparecem também o Aeroporto Internacional de Belém (PA), Aeroporto Santos Dumont (RJ), Aeroporto Internacional de Fortaleza (CE), Aeroporto do Galeão (RJ), Aeroporto Internacional de Curitiba (PR), Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes (PE), Aeroporto Internacional Guarulhos (SP), Aeroporto de Congonhas (SP), Aeroporto Internacional de Florianópolis (SC), Aeroporto Internacional de Viracopos (SP) e Aeroporto Internacional de Confins (MG).

No Brasil, a Secretaria de Aviação Civil realiza pesquisa anual que analisa os aeroportos do país, considerando aspectos da prestação dos serviços, como pontualidade, inovação e acessibilidade. A pesquisa da SAC orienta também programas para modernização dos aeroportos brasileiros e melhoria na gestão operacional e infraestrutura dos aeroportos no país.

Fonte:Agência Gov

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Bahia segue com tudo quando o assunto é turismo. Só nos primeiros seis meses de 2025, o estado recebeu quase 100 mil turistas internacionais, ou 99.958 para ser mais exato. Este é o segundo melhor resultado da história. O primeiro foi em 2007, quando bateu pouco mais de 101 mil. Os dados são do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), órgão vinculado ao Ministério do Turismo, com apoio da Polícia Federal (PF).

De acordo com o secretário do Turismo, Maurício Bacelar, esse desempenho é resultado do trabalho da gestão baiana na qualificação da mão-de-obra, nas obras de infraestrutura nas treze zonas turísticas e também na promoção do destino em outros mercados. “As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado na estruturação da atividade aqui na Bahia tornaram o nosso Estado um destino global. Somos o principal portão de entrada de turistas estrangeiros do Norte e Nordeste brasileiro. Isso significa um maior fluxo de recursos na economia, com aumento de renda e da geração de empregos”, afirmou o secretário.

O número de visitantes internacionais registrados no 1º semestre de 2025 é 62% maior que no mesmo período de 2024, quando foram recepcionadas 61.669 pessoas. Em junho, o movimento também foi forte: mais de oito mil turistas internacionais chegaram ao estado, um crescimento de mais de 50% comparado ao mesmo mês de 2024. Especialistas no setor também estão animados.

Para Isac Lima, que é proprietário da agência Cassi Turismo, os destinos baianos têm atrativos que encantam. “Não foi nenhuma novidade ter recebido mais de 100 mil turistas no primeiro semestre de 2025, porque a Bahia é o estado propício para o turismo, porque além de termos natureza exuberante, temos história, temos cultura, casarões seculares, igrejas centenárias. Além da Bahia ter a fama de ser um estado hospitaleiro”.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Salvador-Panamá

Na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá, na América Central, para Salvador, suspenso no período da pandemia. A partir de janeiro de 2026, serão quatro voos por semana, ligando os dois destinos, o que vai contribuir para ampliar a chegada de turistas internacionais.

O diretor da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, explicou que a capital baiana sempre esteve no radar da companhia. De acordo com ele, os números são animadores “Nosso grande objetivo é usar esse voo para vender a Bahia não só no Panamá, mas sim explorar o nosso hub de conexões. Lembrando que a gente voa para 17 destinos nos Estados Unidos, cinco no México, 11 na Colômbia e outros no Caribe, América Central. E junto com a Setur, promover a Bahia nesses mercados e trazer passageiros”.

Uma carga com 431 pneus automotivos e um veículo roubados foram recuperados pela Polícia Civil em Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.
De acordo com a polícia, os pneus foram obtidos por meio de um golpe de estelionato na cidade de Alagoinhas, enquanto o carro havia sido roubado em Salvador.
O veículo e os pneus estavam armazenados em um depósito comercial no bairro Caseb, vinculado a uma distribuidora de pneus.