Foto: Divulgação – SEDESO

O trabalho do assistente social vai muito além do atendimento técnico; é também um exercício político e humanitário

Comemorado em todo o Brasil no dia 15 de maio, o Dia do Assistente Social é uma data voltada ao reconhecimento de profissionais que atuam na linha de frente da promoção da justiça social, da garantia de direitos e do acolhimento às populações em situação de vulnerabilidade.

Em Feira de Santana, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO) conta atualmente com 58 assistentes sociais, entre homens e mulheres, que integram a equipe técnica responsável por implementar as políticas públicas de assistência social no município. Esses profissionais atuam em setores estratégicos como os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados (CREAS), unidades de acolhimento, programas de transferência de renda e projetos voltados à proteção de crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência.

O trabalho do assistente social vai muito além do atendimento técnico. É também um exercício político e humanitário, enfrentando cotidianamente os desafios impostos pelas desigualdades sociais, pela escassez de recursos e pela luta constante em defesa dos direitos fundamentais da população.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, parabeniza os profissionais da área e ressaltou sua importância no fortalecimento das políticas públicas.

“Neste 15 de maio, reafirmamos nosso respeito e admiração pelos assistentes sociais, profissionais que desempenham um papel essencial na garantia de direitos e na construção de uma sociedade mais justa. Na Secretaria de Desenvolvimento Social, temos o privilégio de contar com uma equipe comprometida, que enfrenta diariamente os desafios da desigualdade com ética, sensibilidade e dedicação. Nosso reconhecimento é permanente. Eles atuam diretamente na promoção da cidadania, no fortalecimento das políticas públicas e na transformação da realidade de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade. Parabéns a todos os profissionais dessa área”, destaca a secretária.

O comerciante Wail Alselwi, de Nova Iorque (EUA) dá produtos de graça para crianças que comprovam ter boas notas na escola. Incentivo à educação.

Foto: People

Este comerciante é do tipo que adora crianças e adolescentes e acredita que só a educação pode melhorar a vida deles. Por isso decidiu estimular a garotada a estudar de uma forma peculiar. Ele dá os produtos que as crianças querem da loja, desde que elas provem que estão com notas boas na escola.

Pela atitude, o gerente Wail Alselwi virou queridinho na cidade, nas redes sociais e uma celebridade entre os estudantes. Ele trabalha na mercearia Zack’s Finest Deli & Grocery, em Staten Island, Nova Iorque, nos EUA. Considerado herói na comunidade, ele conquista cada dia mais seguidores e clientes também.

Este mês, depois que um menino viajou com os pais para levar o boletim até o comerciante, Wail deu uma nota de U$ 100 (mais de R$ 560) ao garoto e disse para ele pegar o que quisesse na loja. Imagina a festa da criança!

Atrai novos clientes

Simpático, irreverente e muito atencioso, o comerciante cativa as pessoas com sua bondade. E a mercearia dele virou referência para os pequenos e para os pais também.

Tanto que a família do menino que contamos acima viajou da Pensilvânia para Nova Iorque única e exclusivamente para o filho “mostrar” o boletim para Wail.

“Vamos verificar o boletim dele”, diz Wail enquanto examina o documento e de olho no garoto. “Estou vendo isso, Maleek?”, diz ele sobre as boas notas. “Sim!”, responde o menino.

Alselwi grita: “96, 100, 100, 100, 97, 93, 99!”. O garoto garante que ele tira boas notas “o ano todo”. “Você é esperto, cara”, diz o gerente, que logo prepara a surpresa para o aluno.

O que o menino pegou de presente

Wail rapidamente entrega uma nota de US$ 100 ao garotinho e diz para “pegar o que quiser” na loja, com aquele valor.

Maleek retorna com um pão, uma caixa de ovos e um saco de arroz. O gerente orienta que ele pode “continuar pegando” e escolher mais itens.

“Escute, você merece isso. Você se saiu bem na escola”, diz Wail ao garoto. De quebra, ele dá ao menino, do 4º ano, um sanduíche de linguiça, ovo e queijo.

Reconhecimento do distrito

O presidente do distrito de Staten Island, Vito Fossella, reconheceu Wail e um dos estudantes com certificados de reconhecimento de boas ações.

“Todos nós queremos que nossos filhos tenham um bom desempenho na escola”, disse Fossella.

“Todos nós queremos que eles se saiam bem na vida. Às vezes, as crianças, como todo mundo, são incentivadas e fazem coisas por causa de incentivos diferentes. A questão é que as pessoas simplesmente se uniram e você tocou a vida deste jovem e sua família”, completou Fossella, informou a People.

Wail Alselwi, um comerciante de Nova Iorque dos EUA, dá produtos da mercearia em que é gerente para crianças que têm boas notas na escola. Foto: EpochTimes
A parte de baixo da Colina Sagrada é uma via que tem a velocidade máxima de 30km/h Crédito: Reprodução

Capital baiana adota medidas para reduzir os riscos no trânsito como o Trânsito Calmo e a Zona 30

Motoristas que gostam de pisar fundo no acelerador devem redobrar a atenção em alguns pontos da capital baiana. É que a cidade adota medidas para reduzir os riscos no trânsito, como o Trânsito Calmo e a Zona 30 – duas iniciativas da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) que visam desacelerar a velocidade em áreas estratégicas da cidade. Nessas regiões, a velocidade máxima permitida é de 30 km/h, com reforço na sinalização e fiscalização intensiva.

De acordo com Luide Souza, especialista em trânsito, o objetivo é claro: proteger a vida de pedestres, ciclistas e motoristas, diminuindo a gravidade dos acidentes. “Essa iniciativa existe porque estudos comprovam que um veículo a esta velocidade [30 km/h], em caso de atropelo, a probabilidade reduzida de resultar em morte”, afirma.

Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador, destaca que o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes com mortes no trânsito. Dessa forma, o Trânsito Calmo e a  Zona 30 surgiram com o intuito de promover um trânsito mais humano, com maior segurança, principalmente, para aqueles que estão a pé. 

“Essas são estratégias bastante interessantes para serem aplicadas em lugares específicos, já que a implantação necessita de um estudo prévio do comportamento do tráfego no local, priorizando áreas residenciais ou com grande densidade de pedestres, como regiões com escolas, unidades de saúde e comércio”, explica.

“Então, em todos os locais onde sinalizamos uma velocidade máxima a 30 km/h ou 40 km/h, são regiões com alta quantidade de pessoas circulando a pé e locais onde o próprio fluxo já comporta a circulação de veículos motorizados com velocidade excessiva”, completa Diego Brito.

O Zona 30, especificamente, foi aplicado em Salvador após um case de sucesso na Alemanha, onde foi criado. Segundo o superintendente de trânsito da capital baiana, diversas cidades estão readequando as velocidades das vias ao entender que essa é uma das formas mais efetivas de evitar mortes no trânsito.

A escolha pelo limite de 30 km/h em algumas vias se deu após estudos constatarem que, a esta velocidade, as chances de morte em caso de atropelo são muito baixas. “Só para se ter uma ideia, um atropelamento a uma velocidade de 60 km/h equivale a aproximadamente uma queda do sexto andar”, compara Diego Brito.

Os pontos com as novas regras estão espalhados por vias com grande fluxo de pessoas e trânsito intenso em Salvador. Quem não respeitar os limites pode ser multado. Abaixo, o CORREIO traz a lista de 13 vias da cidade que contam com a velocidade de 30 km/h. Confira:

  • Bonfim (parte de baixo da Colina)
  • Loteamento Aquário
  • Estrada do Curralinho
  • Rua da Bélgica – Comércio
  • Região do Greenville – Patamares
  • Av. Octávio Mangabeira – Piatã
  • Rua Sotero Monteiro – Pituba
  • Rua João Valera/Colégio Sartre -Itaigara
  • Rua Sargento Astrolábio – Pituba
  • Rua Praia da Conceição – Comércio
  • Rua Lellis Piedade – Ribeira
  • Rua José Curvelo – Cajazeiras
  • Av. Sete de Setembro (trecho do Hospital 2 de Julho, antigo Hospital Espanhol)

O jovem brasileito de 16 anos Caio Temponi foi escolhido como um dos 100 prodígios mundiais de 2025 na categoria “Inteligência e memória – QI” pelo Global Child Prodigy Awards (GCP Awards). Ele, que é coordenador nacional juvenil da sociedade de alto QI IIS Society, é o único representante brasileiro na categoria.

TRE-BA realiza plantão para evitar cancelamento de títulos eleitorais em cidades do interior da Bahia.
Plantão ocorrerá em cartórios eleitorais da capital e em diversos municípios do interior do estado.
Ação tem o objetivo de atender eleitores que deixaram de votar, justificar a ausência ou quitar multas em três eleições consecutivas.

Foto: Divulgação – SEDESO

Compromisso com o cuidado social, o fortalecimento das políticas públicas e o respeito à dignidade humana

Instituído pela Prefeitura de Feira de Santana em 8 de junho de 2021, o Plantão Social tem se consolidado como uma importante ferramenta de acolhimento e resposta rápida às demandas da população em situação de vulnerabilidade. O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDESO), funciona diariamente, inclusive em feriados, assegurando assistência ininterrupta às pessoas em risco social.

O principal objetivo do Plantão Social é garantir que, mesmo fora do horário comercial, os cidadãos em situações emergenciais tenham acesso aos serviços da rede socioassistencial, recebendo o devido acolhimento, orientação e encaminhamento. A atuação contínua e humanizada busca atender com agilidade casos como abandono, violência doméstica, negligência, situação de rua, entre outros.

Além disso, o programa conta com o Serviço Especializado em Abordagem Social, que realiza ações de busca ativa e abordagem direta nas ruas da cidade. A equipe identifica e intervém em situações de risco pessoal e social, como exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, uso abusivo de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua, promovendo o fortalecimento de vínculos e o acesso a políticas públicas essenciais.

15 de maio

Neste mês em que se celebra o Dia do Assistente Social (15 de maio), é importante destacar o papel indispensável desses profissionais no funcionamento do Plantão Social. Com dedicação e sensibilidade, assistentes sociais atuam na linha de frente da proteção social, sendo agentes fundamentais na construção de uma cidade mais justa e humana. São eles que, com escuta qualificada e profundo compromisso ético, acolhem as demandas da população e garantem a efetivação dos direitos sociais.

A secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, reforça essa importância. “O Plantão Social é uma ferramenta essencial para acolher as demandas da população de forma rápida e eficaz, especialmente em momentos de crise e urgência. Nosso compromisso é proporcionar um atendimento digno e garantir os direitos de todos os cidadãos. E isso só é possível graças à atuação de uma equipe comprometida, especialmente os assistentes sociais, que enfrentam diariamente os desafios da desigualdade com ética, sensibilidade e dedicação. Eles são o coração dessa política pública”, afirmou.

A população pode acionar o Plantão Social por diversos canais de atendimento:

  • Fala Feira 156
  • WhatsApp (75) 99910-7134
  • Telefone (75) 3617-0913
  • E-mail: plantaosocial@pmfs.ba.gov.br

A sede da SEDESO está localizada na Avenida Senhor dos Passos, nº 212, no centro da cidade. O horário de atendimento é das 8h às 22h de segunda a sexta-feira. Já aos finais de semana e feriados, o serviço funciona das 8h às 14h.

reprodução/Canal Gov

Em entrevista no final da tarde desta quarta-feira (14/5), os presidentes do INSS, Gilberto Waller, e do Dataprev, Rodrigo Assumpção, fizeram um balanço do primeiro dia de atendimento a pedidos de reembolso de taxas indevidas. Segundo eles, de um total de 8,5 milhões de consultas realizadas até as 16 horas pelo aplicativo Meu INSS, apenas 480,6 mil pessoas seguiram até a área de pedido de reembolso. Destas, 473,9 mil efetivamente solicitaram devolução de cobranças, após declararem que os descontos não foram autorizados por elas.

O serviço de devolução pelo aplicativo Meu INSS é a primeira etapa do processo de ressarcimento de cobranças indevidas feitas nos contracheques de aposentados e pensionistas. Como resposta à fraude, apurada e denunciada pelo trabalho da Polícia Federal e pela Corregedoria-Geral da União, o Governo Federal determinou o ressarcimento a todos os lesados, assim como o bloqueio de bens e contas bancárias de associações suspeitas de terem feito os descontos de maneira ilegal.

O serviço não se encerrará nesta quarta, garantiram Weller e Assumpção. O aplicativo Meu INSS continuará oferecendo o serviço até que todos os que se sentirem lesados possam contestar os valores descontados. “Não há prazo. Não há pressa. Cada um, cada uma, no seu tempo, pode buscar a sua reparação”, explicou Assumpção.

A diferença entre o grande volume de consultas durante o dia e o total de pessoas que requereram reembolso, na avaliação de Waller, deve-se, em parte, à curiosidade. O presidente do INSS pediu que as pessoas que não tiveram descontos em seus benefícios não acessem o sistema durante os próximos dias.

Segundo eles, o número de acessos registrados nesta quarta pelo aplicativo foi três vezes maior que o habitual. O Meu INSS recebe, em média, 89,5 milhões de consultas mensais.

No período da manhã houve instabilidade no sistema, reconheceu o presidente da Dataprev, mas o serviço foi normalizado no período da tarde. Segundo ele, a diluição da procura, com o atendimento gradual de todos os que se sentiram lesados e a queda na busca de curiosos, tende a garantir estabilidade plena nos próximos dias.

Fonte: Agência GOV

Foto: Jorge Magalhães - Arquivo

Os interessados devem se dirigir à sede do órgão, na rua Leolinda Bacelar de Lima, 224, bairro Kalilândia, das 8h às 17h

A Central de Achados e Perdidos da Guarda Municipal de Feira de Santana continua com o plantão para entrega de documentos e chaves encontrados no circuito da Micareta, realizada no período de 1º a 4 de maio. Os interessados devem se dirigir à sede do órgão, na rua Leolinda Bacelar de Lima, 224, bairro Kalilândia, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A coordenadora da Central de Achados e Perdidos da GM, inspetora Cristina Lima, alerta para o prazo de entrega dos documentos. “Mantemos os documentos encontrados em vias públicas na Micareta durante o prazo de até 4 meses. Depois disso, encaminhamos para os respectivos órgãos emissores”, revelou.

Cristina Lima orienta as pessoas interessadas em recuperar documentos extraviados durante a Micareta a fazerem uma consulta antecipada pela internet, na página da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br), clicando no link Achados e Perdidos, ou ainda pelo WhatsApp da Prefeitura, no número (75) 99867-4432, selecionando a opção Achados e Perdidos.

Dos 329 documentos recuperados durante a Micareta, 43 já foram entregues aos seus respectivos donos. Dentre os documentos que estão à disposição, estão 57 CNHs, 30 cartões do SUS, 61 RGs, 88 cartões de banco e de crédito e mais 12 identidades funcionais.

Foto: Jorge Magalhães - Arquivo

A 23ª edição da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), ocorre de 12 a 18 de maio de 2025, em alusão ao Dia do Museu celebrado no próximo domingo, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Em Feira de Santana, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) preparou uma programação especial para celebrar a data.