tt ads

A conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ocorreu nesta segunda-feira (27):

Os dois líderes discutiram temas da agenda global e bilateral, com a participação do ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do assessor especial de Lula, Celso Amorim. Lula reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz, enquanto Putin demonstrou interesse na iniciativa liderada por Brasil e China para negociar uma solução para a invasão russa na Ucrânia.

Putin agradeceu a contribuição do Brasil na busca por uma solução para o conflito e mostrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU. Ambos os presidentes concordaram em manter contato permanente sobre o tema.

Lula também agradeceu o convite russo para a comemoração dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em Moscou, e indicou sua intenção de comparecer. Putin expressou satisfação com a perspectiva de receber Lula e fortalecer o relacionamento entre Brasil e Rússia.

Além disso, Lula mencionou que os dois líderes discutiram sobre o Brics e a necessidade de facilitar o comércio e os investimentos entre os membros do bloco.

Na semana passada, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o Brasil não é mais um ator relevante na mediação das negociações de paz entre seu país e a Rússia, e que Lula não será um “player” relevante mesmo com o retorno de Trump à Casa Branca.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *