
A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), estabeleceu que, a partir desta quinta-feira (23), os kits de ambulantes, contendo cadeiras e sombreiros, serão disponibilizados por demanda na Praia do Porto da Barra. Essa medida veio após reclamações de banhistas sobre a falta de espaço na faixa de areia.
Após uma reunião com comerciantes locais, ficou decidido que os kits só devem ser colocados na areia quando houver um cliente interessado em utilizá-los.
Recentemente, o caso ganhou destaque após um vídeo viral nas redes sociais, onde um banhista acusou os ambulantes de “privatizar” a praia devido à grande quantidade de cadeiras ocupando a faixa de areia, já que o serviço é cobrado pelos ambulantes.
Alison Carvalho, diretor da Semop, explicou que cada barraqueiro já tinha permissão para usar até 10 kits, mas essa regra não estava sendo cumprida. Com a nova medida, haverá um aumento na fiscalização para garantir o cumprimento da norma.
Carvalho também afirmou que a cobrança pelo uso dos kits não é irregular e que os barraqueiros são orientados a negociar previamente com os clientes, facilitando o entendimento e evitando conflitos.
Essas ações visam a melhorar a organização e a utilização da praia, garantindo mais espaço e conforto para todos os banhistas.