tt ads

Os moradores do conjunto Jomafa, em Feira de Santana, relataram ao programa Acorda Cidade o descaso com uma quadra esportiva erguida na década de 1970. Atualmente, a área está tomada pelo mato e é utilizada como ponto de descarte irregular de lixo, o que gera insegurança para a comunidade.

A área, amplamente reconhecida pelos habitantes locais está situada próximo ao antigo Colégio Estadual Eraldo Tinoco de Melo, na Rua Senador Quintino, onde atualmente funciona uma companhia da Polícia Militar. A quadra, que já teve refletores e estrutura para atividades esportivas, está cercada, mas sem cuidados, necessitando de poda de árvores e limpeza.

Quadra esportiva da década de 1970
Foto : Ed Santos / Acorda Cidade

Carlos Augusto Araújo, residente do bairro desde 1979, entrou em contato com o Acorda cidade para fazer um apelo ás autoridades.

Os poderes públicos praticamente ignoram o Jomafa. Durante a administração de Pires, em parceria com Colbert Martins, seu pai, foi erguida uma quadra de esportes murada, que atualmente se encontra em estado de abandono, sendo utilizada por marginais e como local para o descarte de lixo, entre outras questões. Portanto, gostaria de solicitar aos poderes públicos que a prefeitura tome alguma providência: uma limpeza, uma obra, para que possamos viver com mais tranquilidade.”

Carlos afirma que a quadra também tem uma iluminação precária, com apenas uma torre em funcionamento. Os habitantes tentaram limpar o local por conta própria, porém foi cobrado uma quantia de R$ 1 mil, que eles não tem condições de pagar. Ele ressaltou que a quadra já passou por melhorias em administrações anteriores, mas nunca houve continuidade na manutenção diária.

“Há muitas mulheres com crianças aqui, e está repleto de criminosos. A pessoa chega a ter medo de entrar. Eu ligo essas torres pela manhã e desligo à noite. O pessoal faz piada, mas o matagal tomou conta”, afirmou ao Acorda Cidade.

Para o morador, a solução é transformar novamente a quadra em área de lazer, garantindo segurança e utilidade para a comunidade. Em anos anteriores, projetos já foram feitos na quadra para garantir a manutenção do espaço.

“Queremos que esse terreno seja limpo e transformado em uma área de lazer, é claro. Nós mesmos construímos e instalamos esse portão. Rebaixamos aquele muro porque estava muito alto; precisamos instalar uma grade para permitir a visão e a possibilidade de observar se há algum marginal dentro.”

Carlos Augusto e Alex Araújo
Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

Alex Araújo Silva, outro residente que nasceu e cresceu no Jomafa, reiterou o apelo pela revitalização da área. ”Estou solicitando ás autoridades que promovam melhorias para que os jovens utilizem a quadra e pratiquem esportes.”



tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *