

O usuário também terá a possibilidade, se preferir, em solicitar o agendamento por aplicativo
A partir de junho, a Prefeitura de Feira de Santana dará início a um novo modelo de agendamento de exames e consultas na rede municipal de saúde, o Feira Agenda Fácil Saúde. Os usuários poderão marcar os procedimentos diretamente na unidade de saúde da sua área de abrangência ou, se preferirem, por meio do aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, através do link: https://www.feiradesantana.ba.gov.br/sms/marcacao/index.asp.
Com a atualização do sistema IDS, os pacientes atendidos na Atenção Básica já saem da unidade com o dia, horário e local marcados para exames laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma e mamografia — que correspondem a cerca de 70% das solicitações da rede.
Para os demais pedidos médicos, os atendentes vão inserir as solicitações em uma lista única de espera, utilizando inteligência artificial para o agendamento automático. As vagas serão liberadas diariamente à meia-noite, e a distribuição ocorre com base na ordem de entrada e critérios de prioridade.
“O paciente receberá retorno por ligação ou mensagem”, detalhou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, durante a apresentação do Feira Agenda Saúde Fácil que foi apresentado à imprensa na manhã desta sexta-feira (23) na sala de reuniões do Paço Municipal Maria Quitéria, sede da Prefeitura de Feira, junto ao prefeito José Ronaldo.
“Estamos dispostos a enfrentar os desafios. Esse é um sonho que sempre almejei: que todos sejam tratados com respeito e dignidade”, disse o chefe do Executivo Municipal.
AVANÇO NO ATENDIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde está em processo de transição para o novo sistema desde o início de maio, com base nas dificuldades identificadas pela atual gestão.
“Foi uma mudança corajosa por diversos aspectos. Ainda tínhamos mecanismos muito retroativos, como o envio de papéis manuais para a Central de Regulação para marcar uma ressonância, por exemplo. Os exames laboratoriais também exigiam carimbos, e o paciente acabava peregrinando de um laboratório para outro em busca de cota”, observa o gestor da pasta ao destacar que essas dificuldades foram mapeadas e, a partir disso, identificou que havia formas de melhorar esse processo de agendamento.
Outra importante mudança é que a Secretaria de Saúde também passa a contar com médicos e enfermeiros na Central de Regulação, responsáveis por avaliar os critérios de prioridade. “Se um idoso precisa de uma ressonância, por exemplo, ele será priorizado em relação a um jovem com condição menos grave, embora este também será agendado o quanto antes”, explicou Rodrigo Matos.
Para o secretário municipal de Saúde, o novo modelo representa um avanço na humanização do atendimento. “Estamos garantindo mais dignidade ao cidadão, que agora não precisa mais se deslocar em busca de um direito, e estamos assegurando o acesso à saúde a quem apresenta dificuldades tecnológicas. Além disso, com esse sistema, temos controle da demanda real da população e conseguimos planejar melhor nossa capacidade de oferta”.
OPÇÃO POR APLICATIVO
Se o paciente optar em fazer o seu agendamento no conforto da sua casa, no trabalho ou em qualquer outro ambiente, poderá acessar o aplicativo “Mais Saúde Cidadão”, no celular ou no link disponível no site da Prefeitura (feiradesantana.ba.gov.br) para fazer o cadastro.
O usuário vai inserir a documentação e a solicitação médica e aguardar pelo agendamento. Ele receberá por ligação e/ou mensagem a data, horário e local da consulta e/ou procedimento (s). E caso prefira poderá acessar o aplicativo “Mais Saúde Cidadão” e verificar o comprovante de agendamento.
Para acessar o aplicativo e garantir o retorno rápido, o cidadão deve atualizar seu número de contato na base de cadastro da Secretaria Municipal de Saúde no link disponível no site da Prefeitura de Feira.
Fonte: PMFS