
Neste sábado (18), das 7h às 13h, vinte e cinco unidades de saúde públicas de Feira de Santana estarão abertas para o Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação, que visa atualizar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Um posto especial funcionará no Shopping Avenida, das 10h às 20h, para facilitar o acesso à imunização e ampliar a cobertura vacinal
Unidades de Saúde Participantes da Mobilização
A mobilização envolve as sedes do programa Saúde na Hora nos bairros Liberdade, Queimadinha, Videiras, Rua Nova, George Américo e Campo Limpo. Também participam centros das regiões administrativas dos distritos e seis Estratégias de Atenção Primária (EAPs): Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Subaé, Serraria Brasil e Dispensário Santana. Além disso, funcionarão as Unidades de Saúde da Família (USF) do CSU, Baraúnas, Caseb II e Asa Branca II.

Rede de Frio abastece unidades para o Dia D de Multivacinação ( Foto: Reprodução / Renata Leite)
Vacinas disponíveis no Dia “D”
A coordenadora Natálya Duarte informou que todas as unidades estarão totalmente abastecidas para a campanha, com todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização disponíveis no dia “D”. As vacinas contemplam proteção contra sarampo, tétano, hepatite, influenza, coqueluche, meningite, COVID-19, HPV, febre amarela, difteria, entre outras doenças, para crianças, jovens, adultos e idosos.
Vacinação contínua na rede municipal
“O dia ‘D’ representa uma ampla mobilização em todo o país, porém o empenho pela imunização é constante. A rede municipal dispõe de 103 salas de aplicação ativas e abastecidas com frequência, assegurando à população o acesso às doses protetoras ao longo de todo o ano”, destacou Natálya Duarte.
Para receber a vacina, é preciso apresentar um documento de identificação junto com a carteira de vacinação.
Horários das Unidades de Saúde
Nos distritos, o atendimento ocorre das 7h às 16h. Já nos bairros, o horário depende do tipo de estabelecimento:
- As Unidades de Saúde da Família (USF) encerram às 16h;
- As Equipes de Atenção Primária (antiga UBS) funcionam até às 18h;
- E as unidades que participam do programa Saúde na Hora permanecem abertas até às 21h.