
A Embasa, empresa de saneamento e abastecimento de água da Bahia, conduziu na última terça-feira (23) uma reunião pública em Riachão do Jacuípe para discutir a implementação do Sistema de Esgotamento Sanitário na cidade. A assembleia incluiu a presença de membros da câmara municipal, representantes da administração municipal e da comunidade.

A finalidade foi expor as informações mais relevantes sobre o projeto, que irá beneficiar mais de 24 mil habitantes da área urbana, além de considerar os aspectos os aspectos Sociais e ambientais relacionados a inciativa.
“Investimento em Saneamento
Mais de R$ 72 milhões serão alocados, utilizando fundos próprios da Embasa e do Governo Federal (FGTS/Selesan), para estabelecer um sistema destinado a coletar e tratar os esgotos residenciais de áreas como Ranchinho, Bela Vista, Centro, Loteamento Mandacaru, Jardim Riachuelo, Loteamento Alto Alegre, Barra, entre outras. Os resíduos líquidos captados serão levados através das redes de coleta e das estações elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a qual terá a capacidade de processar até 55,11 litros por segundo.
O projeto abrange, além da edificação da ETE e de quatro estações elevatórias, a instalação de mais de 86 km de sistemas de coleta de esgoto, seis mil ligações prediais e cerca de 3 km de tubulações de recalque.
“Saneamento básico como instrumento de saúde pública
Reunir e gerenciar o esgoto é facilitar saúde e respeito para a população, é assegurar um ambiente limpo, é garantir bem-estar. Os habitantes de Riachão do Jacuípe serão beneficiados com a implementação do sistema de saneamento. A Embasa, além de coletar o esgoto gerado pelos residentes, também realiza o tratamento dos efluentes, devolvendo a água aos reservatórios sem perigo de contaminação ou poluição”, detalha o responsável pela obra, Mário Sérgio May, da Gerência de Expansão Norte I da Embasa.