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Após a entrada em operação da estação Pituba, do sistema de transporte BRT, em Salvador, o sistema ganhou uma nova linha nesta semana e agora chega até a região da orla da capital baiana. O novo terminal fica na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no trecho próximo à sede da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae).

Já a nova linha, a B2, passa a circular diariamente com intervalos de até 13 minutos nos horários de pico da manhã e da tarde.

A linha irá utilizar a via exclusiva até a estação Pituba e, de lá seguirá em faixa exclusiva, já sinalizada, pela Rua Rio Grande do Sul até a Avenida Octávio Mangabeira e retornando na Praça Nossa Senhora da Luz, na região da orla. De lá, os veículos retornam para o Itaigara e voltam para a via exclusiva.

No percurso fora da via exclusiva, o BRT fará paradas em três pontos regulamentados para o embarque e desembarque dos usuários: nas imediações da APAE, na praça Belo Horizonte e na praça Nossa Senhora da Luz.

Nestes pontos, o acesso ao BRT será feito exclusivamente através dos cartões do Salvador Card ou demais cartões de integração utilizados no sistema de transporte de Salvador. A tarifa do BRT é de R$ 4,90.

Não haverá alterações na linha B1, que permanecerá circular apenas na via exclusiva, saindo da estação Rodoviária até a estação Pituba, de onde retorna. Os intervalos também permanecem os mesmos, três minutos nos horários de pico em dias úteis e de cinco a dez minutos nos finais de semana e feriados.

Faixa exclusiva

De acordo com a prefeitura, todo o trecho expandido do BRT será feito em faixa exclusiva, já sinalizada, tanto horizontal, com uma faixa azul na via, quanto vertical, com placas suspensas de sinalização. Ainda segundo o município, por se tratar de uma faixa exclusiva para o transporte público, não será permitido aos demais veículos transitar pelo local.

A exceção é exclusivamente para aqueles que forem fazer uma conversão à direita, na rua Rio Grande do Sul, e à esquerda na rua Pernambuco, não sendo permitido trafegar na faixa exclusiva de forma contínua. No entanto, os condutores terão um período de adaptação, onde serão orientados por agentes de trânsito e transporte presentes no trecho quanto à proibição de trafegar na faixa exclusiva do BRT.

Estação finaliza ‘Trecho 3’

Com o funcionamento da estação Pituba, todo o trecho 3 do sistema – que liga a região do Itaigara à Estação Rodoviária – está em operação. Assim como o trecho, o horário de funcionamento do BRT também foi ampliado e vai operar das 5h30 às 22h, de segunda-feira a domingo.

O serviço opera com 26 ônibus. Segundo a prefeitura, quando estiver 100% em funcionamento, toda a operação contará com 44 veículos. Atualmente o equipamento conta com seis estações: Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba.

O BRT

As obras do Bus Rapid Transit (BRT) começaram na gestão do prefeito ACM Neto, em março de 2018. Na época, ambientalistas, urbanistas, moradores e artistas realizaram protestos contra a obra. Os principais problemas apontados estavam no custo das obras, no impacto ambiental – corte de árvores e tamponamento de rios – e na inclusão de faixas voltadas para carros, o que para eles, seria um investimento no transporte individual e não coletivo.

O corredor viário que integra a primeira etapa do sistema foi entregue em dezembro de 2020. Em 30 de setembro de 2022, a prefeitura iniciou a operação de teste do transporte, com funcionamento das 9h às 16h. No primeiro mês de operação, 174 mil pessoas usaram o BRT.

Após cerca de 40 dias em fase de testes, em novembro do mesmo ano, o BRT passou a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador, com funcionamento das 6h às 22h.

O conjunto do novo modal começa na Via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Posto dos Namorados, entregue nesta sexta-feira.

O sistema de transporte também possui o trecho trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim – do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama), que segue em obras. A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, tem previsão de entrega no final deste ano.

De acordo com a prefeitura, responsável pela obra, a intervenção trará mais fluidez ao trânsito da região e é composta por via expressa e marginal.

Fonte G1 Bahia

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