Foto: Projeto Reserva

Aos 77 anos, Roberto Azevedo é do tipo incansável defensor da natureza e dos animais. O idoso brasileiro salva aves com risco de extinção na região de Contagem, em Minas Gerais. Ele perdeu as contas de quantos mutuns, jacutingas e a harpia mítica, a águia maior das Américas, foram criadas na reserva.

Seu Roberto vive um pedacinho de floresta que transformou em paraíso. Lá, ele é capaz de entender os sons e assobios dos pássaros. É cercado por viveiros, desde que criou o Crax, um centro de conservação científica de aves brasileiras ameaçadas de extinção.

Assim, há quase 40 anos, ele transformou uma mata da Cenibra em santuários genéticos, laboratório vivo, abrigo contra o extermínio. “Eu já perdi a conta de quantas solturas de aves consegui fazer, mas a devastação dos biomas é um problema na reintrodução dos animais. A gente precisa devolver as matas e florestas a eles”, disse.

Sabedoria aprendida com as aves

Questionado sobre o porquê de tanta dedicação, sem praticamente apoio de algum, Seu Roberto pensa e responde com a sabedoria da idade e do aprendizado com as aves.

“As aves são os animais que mais cuidam dos filhotes. Antes de nascerem elas se demoram no preparo do ninho”, descreveu o idoso.

Em seguida, Seu Roberto segue: “Daí, vem o tempo de chocar e, quando nascem, levam comida na boca das crias por semanas. E depois de todo cuidado, na hora certa, ainda oferecem os filhotes do ninho para ensinar como voar, elas são incríveis”.

Garantia de um mundo melhor

Seu Roberto consegue, por meio do Crax, manter mais de 50 espécies de grandes aves brasileiras. Elas vivem na pequena mata onde mora e há 400 viveiros.

Com técnica, habilidade e muita paciência, o idoso conseguiu a reprodução em cativeiro de forma natural, algo bastante raro.

Seu Roberto é um guerreiro, segundo os ambientalistas, porque faz todo o trabalho praticamente sozinho, sem ajuda financeira nem patrocínio.

Apoio de ambientalistas e pesquisadores

O que favorece Seu Roberto é que ele conta com o apoio de ambientalistas e pesquisadores do Brasil e do mundo. São específicos em linhagens genéticas, simulações de habitats e técnicas de reprodução em cativeiro.

De acordo com a ONG Projeto Preserva , Seu Roberto é uma espécie de lenda viva na área de conservação.

“Lenda discreta, como os bichos que protegem. É consultada por biólogos, procurada por documentaristas, admirada por quem entende de conservação animal”, define uma ONG.

Fonte: Só Noticias Boas

Foto: KFOR.com

Depois que um raio atingiu a casa de uma família nos Estados Unidos, essa menina agiu rápido e salvou todos eles. Em meio ao susto e à fumaça, uma pequena de 11 anos assumiu a liderança.

Mandy Eggleston estava na sala de cinema de casa, em Oklahoma, Estados Unidos, quando pegou um estrondo forte que fez tudo tremer. Em poucos segundos a residência foi tomada pela fumaça e as chamas se espalharam.

Mesmo com o caos ao redor, Mandy manteve a calma e ajudou a mãe, que torceu o tornozelo, e o irmão a saiurem de casa. “O que Mandy fez foi algo muito adulto. Ela tirou todo o mundo da casa e eles ficaram bem”, disse o chefe do batalhão local, Greg Lindsay.

Momento do impacto

O incêndio aconteceu na manhã do dia 30 de abril.

Um raio atingiu diretamente a casa dos Eggleston.

O fogo se acendeu rapidamente e a fumaça dificultou a visualização dentro do local.

Quando o corpo de bombeiros chegou ao local, Mandy já havia feito um ótimo trabalho.

Rápida e ágil

A pequena foi rápida e ágil.

Mesmodada preocupação, ela logo surgiu na segurança da família.

Quando viu a fumaça, correu até a mãe, Jamie, e o irmão mais novo, Ryan, que estava em outro cômodo.

Durante a fuga, Jamie machucou o tornozelo. A filha então ajudou a levantar e empurrou a porta da frente para conseguir tirar-los dali.

“Quando cheguei à porta, ela estava trancada. Então, fiquei pensando na coisa para abrir”, contou a garotinha em entrevista ao Oklahoma’s News 4 .

Chamado de emergência

Logo após garantir que todos estavam fora da casa, Mandy correu, buscou o celular e foi designado para o número de emergência.

No hospital, para onde a família foi levada para exames, a garota respondeu a mensagens e ligações de amigos e familiares e explicou o ocorrido.

Promessa cumprida

Segundo o pai, Kevin Eggleston, uma pequena cumprimentou uma promessa que sempre fez.

“Antes de viajar, sempre peço à minha filha para cuidar do meu filho e da minha esposa”, iniciou.

“Ela realmente cuidou da família. Foi ótimo”, finalizou.

Fonte:Só Boas Noticias

Foto: @serato7

Um francês, naturalizado americano e filho de italianos, este é Bruno Serato, que recebeu o prêmio Ellis Island Heroes nos EUA, pelos serviços sociais prestados à comunidade carente. Muito católico, o dono de um famoso restaurante na Califórnia se convenceu no Papa Francisco para cumprir a promessa de ajudar os mais pobres, após ganhar um presente dele.

Francisco apresentou ou Serato com uma cruz, que ele usa num cordão no pescoço e, jamais retira. Segundo o empresário, a partir deste presente e da frase dita por Francisco para ele, intensificou o trabalho social – de distribuição de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Serato disse ter estado com o pontífice na Praça de São Pedro, no Vaticano, quando conversaram. “Ele (o Papa) tocou meu ombro e disse: ‘Bravo, bravo. Faça o que você faz, meu filho’. Olhou para mim e radiação”, contornou o empresário.

Trabalho social de ajuda aos vulneráveis

O Serato distribui comida para pessoas em situação de vulnerabilidade, principalmente crianças, por meio da fundação que criou o Caterina’s Club.

Com apoio de voluntários, ele distribui jantares gratuitos para mais de 5 mil crianças diariamente nos condados de Orange e Los Angeles.

Há 20 anos, ele mantém o trabalho social. Paralelamente, o empresário mantém um restaurante requintado, chamado Anaheim White House, um dos mais famosos da região.

Fonte:Só Boas Noticias

Foto: Vatican News

Ainda não foi desta vez. Reunidos para duas votações na Capela Sistina na manhã desta quinta-feira, segundo dia do Conclave, os 133 cardeais votantes ainda não chegaram a um consenso em torno do nome do próximo Sucessor de Pedro. A indicar, a fumaça preta que saiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina por volta das 11h50, sob o olhar das cerca de 12 mil pessoas presentes na Praça São Pedro e das câmaras e lentes de jornalistas de todo o mundo.

Concluídas as votações da manhã, os cardeais retornam à Casa Santa Marta e às 15h45 novamente o traslado para o Palácio Apostólico, para mais uma rodada de votações na Capela Sistina. Prováveis horários da fumaça: após as 17h30 e por volta das 19h.

Para ser eleito, o novo Papa deve alcançar 2/3 dos votos dos cardeais eleitores. 

Por : Vatican News

Evento  discute o papel dos municípios no desenvolvimento da atividade turística
Reafirmando o compromisso com o fortalecimento do turismo como instrumento de inclusão, inovação e desenvolvimento regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), realizou, nesta quarta (07), o II Seminário de Gestão em Turismo da Bahia, em Feira de Santana. A atividade ocorre até às 18h, no novo Centro de Convenções da cidade. Ao abrir oficialmente o evento, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância das políticas públicas voltadas ao setor, que tem grande contribuição na economia baiana. De acordo com ele, o impacto é de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia.

Esta edição especial oferece uma excelente oportunidade para quem busca presentes criativos e personalizados

A tradicional Feira na Avenida, que ocorre quinzenalmente aos domingos, será antecipada para o sábado, 10 de maio, em virtude das comemorações do Dia das Mães. O evento acontecerá das 15h às 21h, no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, entre as ruas Frei Aureliano Ramos e São Domingos.

Ainda não foi desta vez. Reunidos para duas votações na Capela Sistina na manhã desta quinta-feira, segundo dia do Conclave, os 133 cardeais votantes ainda não chegaram a um consenso em torno do nome do próximo Sucessor de Pedro. A indicar, a fumaça preta que saiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina por volta das 11h50, sob o olhar das cerca de 12 mil pessoas presentes na Praça São Pedro e das câmaras e lentes de jornalistas de todo o mundo.

Programa oferece bolsa de R$ 607 e auxílio-transporte. Prazo de inscrição termina no dia 2 de maio.

O programa “Partiu Estágio”, do Governo da Bahia, oferece 5.504 vagas para estudantes universitários que desejam atuar em órgãos públicos do Estado. O prazo para inscrições segue até sexta-feira (2).

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), com todas as regras que regem esta edição. As inscrições poderão ser feitas através da internet.

A oportunidade abrange estudantes de 117 cursos universitários. O selecionados vão atuar em 52 órgãos do Estado. Dentre as 5.504 disponíveis, 1.627 são para capital baiana e 3.877 para municípios do interior do estado e cidades da Região Metropolitana de Salvador.

O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto em casos de pessoas com deficiência – 10% do total de vagas é destinado para este público.

O programa tem carga horária de 4 horas diárias e de 20 horas semanais, com bolsa no valor de R$ 607, além de auxílio transporte e férias remuneradas.

Para participar, os estudantes precisam:

  • ter idade mínima de 16 anos;
  • residir no estado da Bahia;
  • ter concluído 50% ou mais da carga horária do curso de graduação;
  • estar regularmente matriculados em instituição de nível superior com sede ou polo situados na Bahia.

O curso de graduação pode ser nas modalidades presencial, semipresencial ou Ensino a Distância (EAD). O Partiu Estágio prevê 10% das vagas reservadas para estudantes com deficiência.

O programa prioriza inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada.

Os candidatos que não possuem cadastro na plataforma precisam fazê-lo antes de realizar a inscrição. Os escolhidos receberão mensagem via WhatsApp, informando alteração do seu status no site e deverá acessá-lo para verificar os procedimentos, prazos e a forma da entrega da documentação. A relação selecionados também será disponibilizada no site da Secretaria da Administração (Saeeb).

Foto: Ascom/Saeb