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    O que as nossas mãos podem falar? Para a estudante Elisa Costa, de 8 anos de idade, elas comunicam o mundo. Nascida com uma síndrome rara que afetou o ouvido interno, a aluna surda estabelece a sua comunicação com professores e colegas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrada nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Ao todo, 34 estudantes surdos estão matriculados na educação municipal. Garantindo uma educação inclusiva e acolhedora, o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva oferece aulas de Libras através do Atendimento Educacional Especializado em surdez. Além disso, a rede municipal dispõe de 18 intérpretes que dão suporte aos estudantes na rotina escolar, quando identificada a necessidade.

    Comunicativa e cheia de autonomia, a pequena Elisa, estudante do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (Centro), conta com a mediação de uma intérprete de Libras em sala de aula, que traduz tudo aquilo que é dito por professores, colegas, gestores e funcionários. Quem faz esse trabalho é a Cristiane Barbosa, intérprete na rede municipal há 15 anos.

    “A presença do intérprete de Libras em sala garante acessibilidade linguística aos estudantes surdos em todo o espaço escolar, desde a recepção, sala de aula, até as atividades extra classe (passeios, visitas e encontros educacionais)”, explica Cristiane.

    Além do apoio a Elisa, a intérprete ainda consegue separar um tempinho para estimular a língua de sinais ao restante da turma. Para Gabriel Moura, 7 anos, todo dia é uma novidade. “Todo dia aprendo algo diferente, já sei alguns sinais como boa tarde, por exemplo”, disse.

    Para a mãe da estudante, a presença de um intérprete de Libras em sala de aula faz toda a diferença. “Percebemos que a presença de uma intérprete nas atividades diárias, tem ajudado na ampliação do vocabulário de Elisa, e vemos que, a cada dia, ela demonstra mais facilidade para se comunicar quando encontra outra pessoa surda ou alguém que saiba a língua de sinais. Estamos caminhando para melhorar”, conta Ingrydy Costa.

    No Centro Municipal Integrado Colbert Martins da Silva, durante o Atendimento Educacional Especializado em surdez, os estudantes aprendem Libras como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda (L2).

    “Acompanhamos 29 alunos surdos. Durante as orientações são usados o alfabeto manual, numerais em Libras, vocabulários por cores, animais, objetos de casa, entre outros. Além disso, a convivência em grupo é estimulada através de encontros semanais para exercitarem a comunicação”, pontua a diretora do Centro, Isabella Carvalho.

  • Sobre nós

    O que as nossas mãos podem falar? Para a estudante Elisa Costa, de 8 anos de idade, elas comunicam o mundo. Nascida com uma síndrome rara que afetou o ouvido interno, a aluna surda estabelece a sua comunicação com professores e colegas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrada nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Ao todo, 34 estudantes surdos estão matriculados na educação municipal. Garantindo uma educação inclusiva e acolhedora, o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva oferece aulas de Libras através do Atendimento Educacional Especializado em surdez. Além disso, a rede municipal dispõe de 18 intérpretes que dão suporte aos estudantes na rotina escolar, quando identificada a necessidade.

    Comunicativa e cheia de autonomia, a pequena Elisa, estudante do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (Centro), conta com a mediação de uma intérprete de Libras em sala de aula, que traduz tudo aquilo que é dito por professores, colegas, gestores e funcionários. Quem faz esse trabalho é a Cristiane Barbosa, intérprete na rede municipal há 15 anos.

    “A presença do intérprete de Libras em sala garante acessibilidade linguística aos estudantes surdos em todo o espaço escolar, desde a recepção, sala de aula, até as atividades extra classe (passeios, visitas e encontros educacionais)”, explica Cristiane.

    Além do apoio a Elisa, a intérprete ainda consegue separar um tempinho para estimular a língua de sinais ao restante da turma. Para Gabriel Moura, 7 anos, todo dia é uma novidade. “Todo dia aprendo algo diferente, já sei alguns sinais como boa tarde, por exemplo”, disse.

    Para a mãe da estudante, a presença de um intérprete de Libras em sala de aula faz toda a diferença. “Percebemos que a presença de uma intérprete nas atividades diárias, tem ajudado na ampliação do vocabulário de Elisa, e vemos que, a cada dia, ela demonstra mais facilidade para se comunicar quando encontra outra pessoa surda ou alguém que saiba a língua de sinais. Estamos caminhando para melhorar”, conta Ingrydy Costa.

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    “Acompanhamos 29 alunos surdos. Durante as orientações são usados o alfabeto manual, numerais em Libras, vocabulários por cores, animais, objetos de casa, entre outros. Além disso, a convivência em grupo é estimulada através de encontros semanais para exercitarem a comunicação”, pontua a diretora do Centro, Isabella Carvalho.

  • Aplicativo

    O que as nossas mãos podem falar? Para a estudante Elisa Costa, de 8 anos de idade, elas comunicam o mundo. Nascida com uma síndrome rara que afetou o ouvido interno, a aluna surda estabelece a sua comunicação com professores e colegas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrada nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Ao todo, 34 estudantes surdos estão matriculados na educação municipal. Garantindo uma educação inclusiva e acolhedora, o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva oferece aulas de Libras através do Atendimento Educacional Especializado em surdez. Além disso, a rede municipal dispõe de 18 intérpretes que dão suporte aos estudantes na rotina escolar, quando identificada a necessidade.

    Comunicativa e cheia de autonomia, a pequena Elisa, estudante do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (Centro), conta com a mediação de uma intérprete de Libras em sala de aula, que traduz tudo aquilo que é dito por professores, colegas, gestores e funcionários. Quem faz esse trabalho é a Cristiane Barbosa, intérprete na rede municipal há 15 anos.

    “A presença do intérprete de Libras em sala garante acessibilidade linguística aos estudantes surdos em todo o espaço escolar, desde a recepção, sala de aula, até as atividades extra classe (passeios, visitas e encontros educacionais)”, explica Cristiane.

    Além do apoio a Elisa, a intérprete ainda consegue separar um tempinho para estimular a língua de sinais ao restante da turma. Para Gabriel Moura, 7 anos, todo dia é uma novidade. “Todo dia aprendo algo diferente, já sei alguns sinais como boa tarde, por exemplo”, disse.

    Para a mãe da estudante, a presença de um intérprete de Libras em sala de aula faz toda a diferença. “Percebemos que a presença de uma intérprete nas atividades diárias, tem ajudado na ampliação do vocabulário de Elisa, e vemos que, a cada dia, ela demonstra mais facilidade para se comunicar quando encontra outra pessoa surda ou alguém que saiba a língua de sinais. Estamos caminhando para melhorar”, conta Ingrydy Costa.

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  • Programação

    O que as nossas mãos podem falar? Para a estudante Elisa Costa, de 8 anos de idade, elas comunicam o mundo. Nascida com uma síndrome rara que afetou o ouvido interno, a aluna surda estabelece a sua comunicação com professores e colegas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrada nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

    Ao todo, 34 estudantes surdos estão matriculados na educação municipal. Garantindo uma educação inclusiva e acolhedora, o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva oferece aulas de Libras através do Atendimento Educacional Especializado em surdez. Além disso, a rede municipal dispõe de 18 intérpretes que dão suporte aos estudantes na rotina escolar, quando identificada a necessidade.

    Comunicativa e cheia de autonomia, a pequena Elisa, estudante do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (Centro), conta com a mediação de uma intérprete de Libras em sala de aula, que traduz tudo aquilo que é dito por professores, colegas, gestores e funcionários. Quem faz esse trabalho é a Cristiane Barbosa, intérprete na rede municipal há 15 anos.

    “A presença do intérprete de Libras em sala garante acessibilidade linguística aos estudantes surdos em todo o espaço escolar, desde a recepção, sala de aula, até as atividades extra classe (passeios, visitas e encontros educacionais)”, explica Cristiane.

    Além do apoio a Elisa, a intérprete ainda consegue separar um tempinho para estimular a língua de sinais ao restante da turma. Para Gabriel Moura, 7 anos, todo dia é uma novidade. “Todo dia aprendo algo diferente, já sei alguns sinais como boa tarde, por exemplo”, disse.

    Para a mãe da estudante, a presença de um intérprete de Libras em sala de aula faz toda a diferença. “Percebemos que a presença de uma intérprete nas atividades diárias, tem ajudado na ampliação do vocabulário de Elisa, e vemos que, a cada dia, ela demonstra mais facilidade para se comunicar quando encontra outra pessoa surda ou alguém que saiba a língua de sinais. Estamos caminhando para melhorar”, conta Ingrydy Costa.

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Estudantes surdos da rede municipal aprendem Libras e contam com intérpretes

  • Sociedade News
  • abril 25, 2024
Estudantes surdos da rede municipal aprendem Libras e contam com intérpretes

O que as nossas mãos podem falar? Para a estudante Elisa Costa, de 8 anos de idade, elas comunicam o mundo. Nascida com uma síndrome rara que afetou o ouvido interno, a aluna surda estabelece a sua comunicação com professores e colegas através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), celebrada nesta quarta-feira, dia 24 de abril.

Ao todo, 34 estudantes surdos estão matriculados na educação municipal. Garantindo uma educação inclusiva e acolhedora, o Centro Municipal Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva oferece aulas de Libras através do Atendimento Educacional Especializado em surdez. Além disso, a rede municipal dispõe de 18 intérpretes que dão suporte aos estudantes na rotina escolar, quando identificada a necessidade.

Comunicativa e cheia de autonomia, a pequena Elisa, estudante do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim (Centro), conta com a mediação de uma intérprete de Libras em sala de aula, que traduz tudo aquilo que é dito por professores, colegas, gestores e funcionários. Quem faz esse trabalho é a Cristiane Barbosa, intérprete na rede municipal há 15 anos.

“A presença do intérprete de Libras em sala garante acessibilidade linguística aos estudantes surdos em todo o espaço escolar, desde a recepção, sala de aula, até as atividades extra classe (passeios, visitas e encontros educacionais)”, explica Cristiane.

Além do apoio a Elisa, a intérprete ainda consegue separar um tempinho para estimular a língua de sinais ao restante da turma. Para Gabriel Moura, 7 anos, todo dia é uma novidade. “Todo dia aprendo algo diferente, já sei alguns sinais como boa tarde, por exemplo”, disse.

Para a mãe da estudante, a presença de um intérprete de Libras em sala de aula faz toda a diferença. “Percebemos que a presença de uma intérprete nas atividades diárias, tem ajudado na ampliação do vocabulário de Elisa, e vemos que, a cada dia, ela demonstra mais facilidade para se comunicar quando encontra outra pessoa surda ou alguém que saiba a língua de sinais. Estamos caminhando para melhorar”, conta Ingrydy Costa.

No Centro Municipal Integrado Colbert Martins da Silva, durante o Atendimento Educacional Especializado em surdez, os estudantes aprendem Libras como primeira língua (L1) e Língua Portuguesa, na modalidade escrita, como segunda (L2).

“Acompanhamos 29 alunos surdos. Durante as orientações são usados o alfabeto manual, numerais em Libras, vocabulários por cores, animais, objetos de casa, entre outros. Além disso, a convivência em grupo é estimulada através de encontros semanais para exercitarem a comunicação”, pontua a diretora do Centro, Isabella Carvalho.

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Alunos fazem protesto contra retirada de cãozinho da escola e vencem: vai ficar por lá!

  • Sociedade News
  • abril 25, 2024
Alunos fazem protesto contra retirada de cãozinho da escola e vencem: vai ficar por lá!

Na cidade de Horizonte, região metropolitana de Fortaleza, alunos da escola Milton Nogueira Neres fizeram protesto contra a possível retirada de um cãozinho que encontrou abrigo e muuuuito amor por lá. E olha que notícia boa: eles venceram!

Há mais de dois anos, o vira-lata, carinhosamente chamado de Miltinho, faz parte do dia a dia da escola. Quando surgiram rumores de que ele seria tirado de lá, os estudantes decidiram agir.

Eles lançaram um abaixo-assinado na plataforma Change.org, que já reúne mais de 14 mil apoiadores em todo o país. Com toda a comoção gerada na cidade pela mobilização dos alunos, um acordo inicial foi feito para que Miltinho permaneça na escola.

Saudável, vacinado e muito amado!

O doguinho conquistou não apenas os alunos, mas também os professores e funcionários.

“Ele é saudável e está vacinado, os professores e alunos pedem sua permanência. Sua presença traz alegria e conforto para nossa comunidade escolar”, afirmam os alunos.

Na defesa de Miltinho, eles também citam um estudo publicado na revista American Psychological Association, que mostra que animais de estimação em ambientes educacionais podem melhorar o bem-estar emocional dos estudantes e aumentar o desempenho acadêmico.

O acordo

O caso chegou até o deputado estadual Célio Studart, que enviou uma equipe para analisar a situação e encaminhar o pedido à Câmara Municipal.

Com isso, ficou estabelecido que o querido cãozinho poderá continuar na escola, mas desde que permaneça na sala da coordenação e seja solto após o intervalo dos alunos, o que ainda está em negociação.

Change.org

No caso de Miltinho, o abaixo-assinado foi fundamental para ampliar o apoio à luta dos alunos.

A plataforma Change.org é a maior do mundo e é utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo para promover mudanças positivas nas comunidades.

No Brasil, desde 2012, já são mais de 70 mil petições criadas e média de 26 milhões de assinaturas por ano.

Diversas campanhas foram bem-sucedidas e provam que a voz do povo tem o poder de gerar impacto e transformação.

Junte-se aos alunos nesta causa aqui.

Fonte Só Notícia Boa

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Barbeiros cortam os próprios cabelos em apoio a cliente com câncer

  • Sociedade News
  • abril 25, 2024
Barbeiros cortam os próprios cabelos em apoio a cliente com câncer

Barbeiros de um estabelecimento no Espírito Santo emocionaram a internet ao raspar os cabelos em um ato de apoio a uma cliente que enfrenta o câncer.

Maria Madela, de 43 anos, batalha contra a doença no útero e foi até a barbearia cortar o cabelo depois de ter tomado a decisão contando com o apoio de amigas.

Ela se dirigiu até a Prezado BarberStore, em Linhares, e lá, teve uma surpresa incrível. Depois de ter cortado o cabelo, Maria estava muito emocionada. Os funcionários descobriram a razão do choro e, juntos, decidiram também raspar os próprios cabelos em apoio!

Câncer no útero

A decisão de raspar o cabelo veio ao ver as mechas caindo durante o tratamento contra a doença.

Não foi nada fácil tomar a decisão e ela foi ajudada por amigos próximos.

“Foi uma decisão que tomei contando com o apoio de amigas”, lembrou.

Ela saiu do trabalho e foi a uma lanchonete com os conhecidos. “Conversando com elas, decidi que iria cortar o cabelo.

Na volta para casa, descobri essa barbeira que eu nunca havia visto, e marquei o meu corte para o dia seguinte”, contou.

Decisão difícil

No outro dia, bem cedo, Maria acordou e foi até o local.

“Cheguei às 9h, me sentei na cadeira e já estava emocionada”, disse a mulher.

Todo o processo foi muito difícil e Maria contou aos barbeiros o porquê do choro.

Emocionados, o trio resolveu apoiar a decisão e mostrar força para Maria de algum forma.

Rasparam os próprios cabelos

No vídeo compartilhado nas redes da barbearia, é possível ver Maria sentada muito emocionada, enquanto os garotos raspam os próprios cabelos.

Ela parece agradecer e mal acredito que aquilo estava acontecendo.

“Foi uma coisa muito linda, digo que ganhei mais três filhos e um apoio que meu deu ainda mais força”, disse Maria.

Os jovens disseram que nunca viveram algo parecido, e a situação era impossível de não se emocionar.

“Foi emocionante demais. A gente teve essa atitude para apoiar ela, para mostrar que estamos juntos. A decisão [de raspar nosso cabelo] veio na hora do corte dela. O Patrick tomou a iniciativa e aí eu e o Alessandro seguimos com atitude”, disse Lucas Fazolo, proprietário do estabelecimento.

Rede de apoio

Agora, a rede de apoio de Maria, formada pela família, ganha também a ajuda dos novos “três filhos do coração”.

“Minha rede de apoio é minha família, tenho filhos lindos, que não moram comigo, mas que sempre me apoiam”, disse.

Além disso, a mulher está cercada por amigos.

“Além deles, graças a Deus, tenho muito apoio e amigos e até de pessoas que nunca vi na vida, como foi o caso dos meninos da barberia”, explicou.

O grupo vai ajudar Maria a enfrentar os 140 quilômetros até a capital capixaba, para fazer a quimio e radioterapia.

“Facil não é. Mas digo que quando contamos com as pessoas certas, tudo fica mais leve. Quando a gente fica sozinho, as coisas ficam mais complicadas, mas estou bem amparada”, finalizou.

Fonte Só Notícia Boa

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Alunos criam armadilha para mosquito da dengue com garrafas pet

  • Sociedade News
  • abril 25, 2024
Alunos criam armadilha para mosquito da dengue com garrafas pet

Uma solução criativa e eficaz para evitar focos do mosquito da dengue: alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista, na cidade de Cascavel, no Paraná, criaram uma armadilha para capturar o Aedes aegypti.

O dispositivo é simples, construído a partir de materiais comuns como garrafas PET, tule, fita isolante, lixa, água e ração. Veja o passo a passo de como fazer um logo abaixo.

O protótipo atrai o mosquito para depositar os ovos em um ambiente propício, onde as larvas têm alimento e ficam presas, após atravessarem o microtule.

De onde veio a ideia

A ideia surgiu do desejo de fazer a diferença diante do aumento de casos preocupante na comunidade.

Sob a liderança de Rafael Meira Ribeiro, responsável pela área de Tecnologia Educacional (TE) do colégio, e com o apoio das professoras Graciane Agner Souza Bueno, Eliane Kuche e Miriã Schmitz, as turmas mergulharam de cabeça no projeto.

Eles também criaram um podcast com os alunos focado na conscientização para abordar tópicos como sintomas, ciclo de reprodução do mosquito e medidas eficazes de prevenção.

“O objetivo da atividade é fazer com que os alunos participem ativamente de um dos problemas que a sociedade está enfrentando hoje. É essencial que eles façam parte da reflexão e conheçam as medidas práticas para evitar os criadouros e a disseminação da dengue”, ressalta a professora Graciane.

Como fazer em casa

Para construir a armadilha, é preciso cortar a garrafa cerca de 15 centímetros abaixo do gargalo e lixar o interior da parte menor até ficar bem áspero.

Dois pedaços de tule são colocados, sobrepostos, no bico da garrafa e presos por uma braçadeira.

Depois, é preciso depositar grãos de ração no fundo da garrafa maior – colocar a parte semelhante a um funil, no interior da parte maior da garrafa, de forma que o bico fique no interior da parte maior.

É importante vedar bem as partes que foram cortadas e colocar água até que cubra o bico da garrafa. A armadilha está pronta!

De onde veio a ideia

A ideia surgiu do desejo de fazer a diferença diante do aumento de casos preocupante na comunidade.

Sob a liderança de Rafael Meira Ribeiro, responsável pela área de Tecnologia Educacional (TE) do colégio, e com o apoio das professoras Graciane Agner Souza Bueno, Eliane Kuche e Miriã Schmitz, as turmas mergulharam de cabeça no projeto.

Eles também criaram um podcast com os alunos focado na conscientização para abordar tópicos como sintomas, ciclo de reprodução do mosquito e medidas eficazes de prevenção.

“O objetivo da atividade é fazer com que os alunos participem ativamente de um dos problemas que a sociedade está enfrentando hoje. É essencial que eles façam parte da reflexão e conheçam as medidas práticas para evitar os criadouros e a disseminação da dengue”, ressalta a professora Graciane.

Como fazer em casa

Para construir a armadilha, é preciso cortar a garrafa cerca de 15 centímetros abaixo do gargalo e lixar o interior da parte menor até ficar bem áspero.

Dois pedaços de tule são colocados, sobrepostos, no bico da garrafa e presos por uma braçadeira.

Depois, é preciso depositar grãos de ração no fundo da garrafa maior – colocar a parte semelhante a um funil, no interior da parte maior da garrafa, de forma que o bico fique no interior da parte maior.

É importante vedar bem as partes que foram cortadas e colocar água até que cubra o bico da garrafa. A armadilha está pronta!

Como funciona

O protótipo oferece um local atrativo para a fêmea do mosquito Aedes aegypti depositar os ovos.

Isso porque a água parada se torna rica em microorganismos, o que é estimulado pela presença da ração.

Os ovos são depositados no local em contato com o ambiente e se transformam em larvas que, posteriormente, são atraídas pelo alimento e atravessam o microtule.

Lá, elas crescem, não conseguem retornar para a primeira câmara e ficam presas.

Como fazer a armadilha

Se quer garantir o sucesso da sua armadilha contra o mosquito da dengue siga algumas dicas simples:

Encha a garrafa com água até cobrir totalmente o bico
Verifique a vedação com fita isolante, garantindo que a junção das garrafas esteja completamente fechada
Monitore o nível da água a cada dois dias, assegurando que não fique abaixo do bico devido à evaporação
Para eliminar as larvas capturadas, adicione duas tampas de água sanitária na garrafa após 6 dias, se houver mosquitos. Aguarde cerca de 30 minutos e verifique se as larvas pararam de mexer, se ainda estiverem se mexendo, adicione mais uma tampa de água sanitária.
Depois, descarte a água no tanque ou vaso sanitário e a armadilha no lixo reciclável.

Fonte Só Notícia Boa

  • Bahia
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Professores indígenas terão salários equiparados ao restante da categoria na Bahia

  • Sociedade News
  • abril 24, 2024
Professores indígenas terão salários equiparados ao restante da categoria na Bahia

Os professores indígenas que atuam na rede de ensino da Bahia terão seus salários equiparados ao do restante da categoria. A mudança, proposta em um projeto de lei enviado pelo governo do estado, foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa (Alba).

Com a mudança, alguns professores terão ganhos de até R$ 3 mil, conforme apuração da TV Bahia.

O piso para os docentes que trabalhavam 40 horas semanais passou de R$ 1.253 para R$ 4.420. Para os profissionais que exercem a função por 20 horas semanais, o reajuste foi para R$ 2.210.

O salário mais alto previsto no projeto de lei é de R$ 9.360 para quem tem mais títulos, como pós-graduações, e tempo de serviço.

De acordo com a Alba, cerca de 700 professores serão beneficiados com a medida. A rede de educação indígena da Bahia possui 7,6 mil estudantes matriculados em 71 unidades escolares.

Fonte G1 Bahia

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Irmão de vereadora na Bahia é morto com golpes de faca, martelo e picareta; suspeito foi preso escondido em tanque de água

  • Sociedade News
  • abril 24, 2024
Irmão de vereadora na Bahia é morto com golpes de faca, martelo e picareta; suspeito foi preso escondido em tanque de água

O irmão da presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, Eremita Mota, foi morto com golpes de faca, martelo e picareta, na terça-feira (23), no bairro do Tomba. Segundo a Polícia Civil, um homem de 26 anos, que é vizinho da vítima, foi preso suspeito de cometer o crime.

A vítima foi identificada como Crispim Mota de Jesus, de 65 anos. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

De acordo com a polícia, a esposa da vítima ficou ferida, foi socorrida e levada para um hospital da cidade. Ela já recebeu alta médica e passa bem.

O assassinato aconteceu momentos depois que Crispim e a esposa chegaram em casa, por volta das 17h. O suspeito entrou no imóvel do casal pulando o muro da sua própria casa, que fica ao lado das vítimas.

A Polícia Civil informou que o suspeito tentou se esconder e foi encontrado em cima de um tanque de água, em uma casa vizinha. As armas usadas no crime foram apreendidas e encaminhas à perícia.

Ainda segundo a polícia, o suspeito foi levado para a Delegacia de Homicídios (DH) de Feira de Santana, que vai investigar o assassinato. Ele passou por exames de corpo de delito e está custodiado no Complexo do Sobradinho, aguardando pela audiência de custódia.

Em nota, Eremita Mota lamentou a morte do irmão e pediu justiça.

“Com muita tristeza no coração, venho compartilhar uma notícia bastante dolorosa. Meu amado irmão, Crispim Mota, partiu no final da tarde desta terça-feira (23), deixando um vazio imenso em nossos corações”, afirmou.

A vereadora ainda agradeceu as mensagens carinhosas que tem recebido nas redes sociais.

“A dor que sinto principalmente pela forma como ele foi morto é indescritível, difícil de colocar em palavras. O que me fortalece neste momento é minha fé em Deus e a crença na justiça”.

“Minha família e eu estamos profundamente abalados e pedimos encarecidamente suas orações. Agradeço do fundo do meu coração por toda atenção e carinho demonstrados. A justiça com certeza prevalecerá. 🙏🏼”, acrescentou a vereadora.

Fonte G1 Bahia

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Ex-chefe de Divisão da Secel é nomeado como novo Superintende de Esportes da prefeitura Municipal

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  • abril 24, 2024
Ex-chefe de Divisão da Secel é nomeado como novo Superintende de Esportes da prefeitura Municipal

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins Filho, realizou mudanças na Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer. A informação foi divulgada na edição desta quarta-feira (24) do Diário Oficial do município.

Conforme a publicação,foi exonerado do cargo de Chefe da Divisão de Festejos Populares, da Secretaria Municipal de Cultura, Carlos José dos Santos Macedo. Na mesma oportunidade, ele foi nomeado como Superintendente Municipal de Esportes, vinculado ao Gabinete do prefeito. Confira:

DECRETO INDIVIDUAL Nº 402/2024

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, RESOLVE exonerar CARLOS JOSÉ DOS SANTOS MACEDO, do cargo de Chefe da Divisão de Festejos Populares, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, símbolo DA-2. Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de abril de 2024.

O Prefeito Municipal de Feira de Santana, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando o que dispõe a Lei Complementar nº 139, de 25 de março de 2023, RESOLVE nomear CARLOS JOSÉ DOS SANTOS MACEDO, para o cargo de Superintendente Municipal de Esportes, vinculado ao Gabinete do Prefeito, símbolo NE-1.

Gabinete do Prefeito Municipal, 23 de abril de 2024.

Vale lembrar que a criação da Superintendência Municipal de Esportes foi criada em março do último ano, com o objetivo de reorganização administrativa.

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Postos SAC Feira II e Juazeiro realizam atendimento especial para RG neste sábado (27)

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  • abril 24, 2024
Postos SAC Feira II e Juazeiro realizam atendimento especial para RG neste sábado (27)

Os postos SAC Feira II e Juazeiro realizam um atendimento especial para RG neste sábado (27). Para tirar o RG é necessário apresentar certidão de nascimento ou estado civil original e o número do CPF. A 1ª via do documento é gratuita. A partir da 2ª via é preciso pagar uma taxa de R$ 48,35.

Em ambos os postos, o horário de atendimento será de 8h às 12h, através de agendamento prévio. Para agendar, é só baixar o aplicativo ou acessar o Portal de Serviços do Estado (www.ba.gov.br).

Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial (www.saeb.ba.gov.br) e o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

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Ministério da Saúde e Google firmam parceria para otimizar acesso a informações sobre UBSs na Bahia

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  • abril 24, 2024
Ministério da Saúde e Google firmam parceria para otimizar acesso a informações sobre UBSs na Bahia

O Ministério da Saúde e o Google anunciaram uma parceria inovadora com o objetivo de melhorar o acesso às informações essenciais sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Bahia e em todo o Brasil. A parceria tem como propósito oferecer aos cidadãos uma experiência mais eficiente para localizar e acessar dados sobre essas unidades, incluindo localização, contato, horário de funcionamento e o calendário de vacinação.

Atualmente, o estado da Bahia conta com um total de 4.320 estabelecimentos da Atenção Primária à Saúde, sendo 4.224 UBS e postos de saúde, além de 67 Centros de Apoio à Saúde da Família e 29 unidades móveis terrestres.

O trabalho prevê uma atualização de dados relacionados a mais de 40 mil postos de saúde nos resultados da Busca e do Google Maps, com base em detalhes fornecidos pelo Ministério da Saúde, para oferecer uma experiência mais eficiente aos usuários. Além disso, agora também será exibida uma mensagem com link direto para o Calendário Nacional de Vacinação nos resultados das buscas como “postos de saúde próximos a mim”.

Na prática, ao procurar postos de vacinação, utilizando, por exemplo, “vacinação perto de mim”, os usuários encontrarão dados de endereço, telefone e expediente atualizados e o link do Calendário Nacional de Vacinação para acompanhar as datas de imunização. A primeira fase da iniciativa foi lançada no ano passado, durante o Google for Brasil, quando a empresa anunciou que passaria a mostrar informações atualizadas das UBS em suas plataformas.

A expectativa é que a novidade continue contribuindo com os esforços de conscientização para a adesão da população às campanhas de vacinação, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos.

Segundo o Google Trends, o Brasil é o terceiro país mais ativo em buscas relacionadas à saúde e o sétimo em interesse por vacinação globalmente, desde 2004. Nos últimos 12 meses, o país manteve sua posição entre os oito primeiros no ranking mundial.

Parceria

A união amplia o portfólio de soluções voltadas para a saúde pública, lançadas a partir da parceria entre Google e Ministério da Saúde. Recentemente, a ministra Nísia Trindade gravou uma série de vídeos com influenciadores do YouTube, como Mari Fulfaro, do canal Manual do Mundo, o jornalista Edson Castro, do Manual do Homem Moderno, e o médico Drauzio Varella, para conscientizar sobre as ações de combate à dengue e estimular a vacinação infantil.

Coberturas vacinais

Entre 2023 e 2024, o Ministério da Saúde registrou aumento nas coberturas vacinais de 13 das 16 principais vacinas do calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite, hepatite A, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e pneumocócica.

Mais de R$ 6,5 bilhões foram investidos ano passado na compra de imunizantes e a previsão é que esses recursos alcancem R$ 10,9 bilhões em 2024. De forma inédita, R$ 150 milhões foram repassados por ano aos estados e municípios, em apoio às ações de imunização com foco no microplanejamento. Esse método, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), consiste em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população-alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Essas iniciativas contribuem para que as metas de vacinação sejam atingidas.

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Câmeras com Inteligência Artificial da Viabahia registram uso do celular e a ausência do cinto

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  • abril 24, 2024
Câmeras com Inteligência Artificial da Viabahia registram uso do celular e a ausência do cinto

A Viabahia, concessionária responsável pela administração das rodovias BR-324 e BR-116 na Bahia, está implementando uma tecnologia inovadora de Inteligência Artificial (IA) em suas câmeras de monitoramento para reforçar a segurança viária. Essa iniciativa visa aprimorar a detecção de incidentes para a redução de acidentes e a melhoria da experiência dos usuários nas estradas.

As câmeras equipadas com IA têm a capacidade de identificar automaticamente comportamentos imprudentes dos motoristas, como o uso do celular ao volante e a não utilização do cinto de segurança, dentre outros. Essa tecnologia avançada permite que as câmeras capturem e analisem as imagens em tempo real, gerando alertas instantâneos para as equipes de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Claudio Rissardi, Superintendente Adjunto de Operações da Viabahia, destaca que além de aumentar a eficiência na detecção de infrações, as câmeras com IA contribuem para a agilidade no processo de fiscalização, garantindo maior segurança nas rodovias. “Os dados coletados por essas câmeras são enviados diretamente para a PRF, seguindo os mais altos padrões de segurança e privacidade estabelecidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.

A parceria estratégica com a PRF nesse projeto também é outro ponto que fortalece o compromisso da Viabahia em investimentos para melhoria da segurança viária de suas rodovias. “Realizamos uma demonstração da tecnologia para os agentes da PRF, seguida de treinamento e habilitação para utilização das câmeras”, ressalta Rissardi.

O videomonitoramento desempenha um papel crucial na segurança viária, pois permite uma vigilância constante das estradas e rodovias, ajudando a identificar rapidamente situações de risco e comportamentos inadequados dos motoristas.

Com o uso de câmeras de alta resolução e sistemas de inteligência artificial, é possível detectar infrações de trânsito, como excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e uso do celular ao volante, além de possibilitar uma resposta rápida em caso de acidentes, auxiliando no acionamento de equipes de socorro e na organização do tráfego. O videomonitoramento também contribui para a prevenção de crimes, como roubo de cargas e veículos, tornando as estradas mais seguras para todos os usuários.

O Superintendente da PRF na Bahia, Vagner Gomes, destaca que a nova tecnologia implantada além de contribuir para a redução de acidentes tem impacto na segurança da rodovia como um todo. “Com as câmeras de IA, a PRF consegue monitorar a rodovia de forma mais eficaz, auxiliando os usuários em caso de necessidade e garantindo um atendimento mais célere em situações de emergência.”

O videomonitoramento já está sendo realizado pelos policiais e já foi possível observar um aumento de quase 2.700% nos flagrantes de condutas imprudentes como a falta da utilização do cinto de segurança e utilização do telefone celular.

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