tt ads

O Ministério da Educação (MEC) abriu as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao segundo semestre de 2025. O edital com as regras do processo seletivo foi publicado nesta quarta-feira (15), no Diário Oficial da União.

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 23 e 30 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio do site do Fies, disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da seleção será divulgado em 4 de novembro.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Para concorrer, é necessário ter renda familiar per capita de até três salários mínimos, estar regularmente matriculado e atender à frequência mínima exigida pela instituição. Também é obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota diferente de zero na redação.

A seleção seguirá a ordem de prioridade conforme o histórico do candidato com o ensino superior e o próprio Fies:

  1. Quem nunca cursou o ensino superior nem usou o Fies;
  2. Quem já teve o financiamento e quitou a dívida;
  3. Quem cursou ensino superior sem o Fies;
  4. Quem ainda possui contrato ativo.

O edital também reserva cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Já no Fies Social, 50% das vagas são destinadas a estudantes com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (equivalente a R$ 759 em 2025) inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Nesse formato, é possível financiar até 100% do valor do curso.

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *