tt ads

Centenas de mulheres passaram a madrugada desta quinta-feira (9) e formaram uma fila quilométrica pelo segundo dia seguido para consultas médicas e exames nas especialidades de mastologia e ginecologia, na região da Arena Fonte Nova, em Salvador. A ação feita em celebração ao Dia Internacional da Mulher segue até sábado (11).

Também são ofertados consultas com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal. Haverá, ainda, consultas e exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, além de atendimento odontológico.

Por volta das 6h25, muitas mulheres reclamavam de pessoas que chegaram no local durante a manhã e tentaram furar a fila.

“A gente chegou ontem, tem gente aqui desde 14h, e como é que uma senhora chega agora, praticamente 7h e disse que guardou o lugar? Ninguém viu. Ela não deu nem uma justificativa para as pessoas, falta de respeito. Está errado e ela tem que sair da fila”, reclamou uma das mulheres que estava na fila.

O coordenador da Feira Março Mulher, como o evento é chamado, Edvaldo Gomes, disse que o tumulto é considerado “normal” e que não há necessidade das mulheres dormirem na fila.

“Isso são pessoas que dormem na fila para vender lugar, para usar da fragilidade das pessoas e poder ganhar seu dinheiro também. Não há necessidade de ninguém dormir na fila, o atendimento começa 7h e a gente vai atender todo mundo igualitariamente”, explicou.

Segundo Edvaldo Gomes, todas as pessoas que foram ao local na quarta-feira foram atendidas. Ele contou também que a extensa fila registrada no primeiro dia de ação terminou por volta das 9h30 e o movimento ficou mais tranquilo até às 17h, horário de fechamento.

Feria Março Mulher

O Governo da Bahia, em parceria com as demais secretarias, dedica o mês de março à valorização das mulheres, com um calendário de ações que promovem políticas públicas e atividades em todo o estado.

As ações são relacionadas às áreas como saúde, cidadania, cultura, combate à violência, entre outras. Existe a estimativa de que a “Feira Março Mulher”, faça 21 mil atendimentos de saúde, além de oferecer serviços de cidadania, por meio da atuação articulada de diferentes secretarias e órgãos estaduais.

A feira vai comportar, ainda, a Vila da Agricultura Familiar, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com o objetivo de apresentar e comercializar os produtos dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia.

Outro destaque é a programação da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM), que criou uma série de eventos especiais para o período e acaba de lançar a campanha “Elas à Frente”. A iniciativa é um lugar de atuação institucional físico e virtual para políticas e interações de educação e estruturação das questões e necessidades que envolvem as mulheres em todas as suas diversidades e condições.

Durante todo o mês, a Rede Sine Bahia, coordenada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), oferecerá 600 vagas para atividades gratuitas de capacitação profissional, na modalidade à distância e presencial, com certificados para as participantes.

As inscrições ficaram abertas até segunda-feira (6), por meio de um formulário eletrônico.

Confira, a seguir, as atividades do Governo do Estado para marcar o Mês da Mulher:

Consultas e exames gratuitos

De 8 a 11 de março, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), dará início à Feira Março Mulher, na Arena Fonte Nova, no estacionamento principal externo, localizado na Ladeira da Fonte das Pedras.

Das 8h às 17h, serão ofertadas consultas, exames e emissão de documentos (primeira e segunda via de carteira de identidade, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais), exclusivamente para mulheres. A expectativa é que sejam feitos mais de 21 mil atendimentos nos quatro dias da ação.

Serão oferecidas consultas médicas e exames nas especialidades de mastologia e ginecologia, além de consultas com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal. Haverá, ainda, consultas e exames oftalmológicos e rastreamento para cirurgia de catarata de mulheres acima de 60 anos, além de atendimento odontológico.

Igualdade racial

Durante a Feira Março Mulher, na Fonte Nova, a unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), oferece informações, atendimento preventivo e acolhimento de denúncias de racismo e intolerância religiosa.

Já a Feira de Empreendimentos de Mulheres Negras e Indígenas busca fortalecer e ampliar a visibilidade de 23 negócios sob liderança feminina, que comercializam produtos de moda, beleza e decoração.

O público pode participar também de oficinas, com início sempre às 10h. Nos dias 9 e 10, acontece a Oficina Estética Negra e Indígena. Já no último dia do evento, será a vez da Oficina Mulheres Negras Meditam, ministrada por Gabriela Ferreira, formada em Medicina Chinesa e Massoterapia Social.

Elas à Frente

Entre as atividades de maior impacto estão a realização de dez encontros territoriais, o lançamento do Selo Lilás e o show ‘Elas à frente’, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA). Os Encontros Territoriais de mulheres vão promover a integração e articulação de políticas públicas voltadas para as mulheres nos municípios e territórios.

As reuniões começam dia 10 e vão até 31 março, nas cidades de Ilhéus, Valença, Tanquinho, Maiquinique, Santa Cruz Cabrália, Ibiassucê, Andaraí, Santo Amaro e Irecê. Além disso, haverá o lançamento de editais e do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, webinários de capacitações e do podcast ‘Mulheres da Terra’.

Inspiração e solidariedade

Com o tema ‘Mulheres inspiradoras’, a Fundação Hemoba lança campanha para celebrar o Mês da Mulher nesta quarta-feira (8), às 12h, com a apresentação de integrantes do bloco afro Malê Debalê.

Metrô

A concessionária CCR Metrô Bahia também promoverá uma série de ações nas estações do metrô de Salvador. A programação será realizada em parceria com outros órgãos e instituições. Nos dias 13, 14, 20, 21, 29 e 30, a SPM vai oferecer atendimento especializado sobre violência contra as mulheres, na Estação Rodoviária.

Segurança

A Polícia Militar da Bahia, por meio do Centro de Valorização da Mulher, Centro Maria Felipa, realiza, entre os dias 27 e 28 de março, o Seminário Mulheres e Segurança Pública: Desafios e conquistas.

O seminário acontece das 14h às 17h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e tem como objetivo promover a valorização, a saúde e a qualidade de vida das policiais militares. Serão abordados os temas: História da Mulher na Segurança Pública; Interseccionalidades da segurança pública x questões de gênero x LGBTQIAPN+ x raça; e Saúde mental entre as profissionais da Segurança Pública.

Atividades para custodiadas

No âmbito da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), serão realizadas várias ações do Março Mulher, no Conjunto Penal Feminino de Salvador. Na terça-feira (7), aconteceu um mutirão de exames preventivos ginecológicos para mulheres custodiadas, com o objetivo de tratamento e prevenção de doenças e acompanhamento profilático da saúde.

Já nos dias 20 e 21, será a vez do Mutirão do Biopsicossocial, com atendimentos às custodiadas por equipes multidisciplinares compostas por psicólogos, assistentes sociais, e médicos clínicos.

No Conjunto Penal de Feira de Santana, a comemoração acontece na quinta-feira (9), com atividades recreativas e exercícios físicos. Palestras, exibição de filme e lanche especial. Também haverá programação no Conjunto Penal de Itabuna, com a realização de uma palestra, às 9h, abordando a temática da importância da mulher na sociedade atual com a equipe multidisciplinar da Unidade.

Justiça e Direitos Humanos

Os órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos oferecem diversos serviços e atividades neste mês. Serviços do Procon e da Superintendência de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos vão estar disponíveis na Feira Março Mulher, na Arena Fonte Nova.

Através da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), serão realizadas, na sede da Fundac, prestação de serviços de saúde, práticas integrativas (acupuntura e reflexologia); exposições e comercialização de produtos e serviços de servidoras e palestras. Nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo, atividades com roda de conversa, palestra e produção de cartazes, leitura de textos, exibição de documentários, oficinas, atividades culturais, entre outras.

Inserção profissional

Com o tema ‘Novo Projeto Político e Econômico e os Desafios pela Igualdade de Gênero’, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) promove cursos online para mulheres em busca de autonomia por meio da inserção ou reinserção no mercado de trabalho.

Os cursos são: Redação, Estratégias de Leitura em Língua Inglesa, Libras e Telemarketing. Na modalidade presencial, será ofertado o curso de Atendimento ao Público e as aulas acontecerão na Unidade Central, no Terminal de Pituaçu.

A abertura oficial da programação será no dia 9 de março, na Unidade Central do SineBahia, com uma roda de conversa com o tema “Desigualdade e Violência contra as Mulheres no Mercado de Trabalho”, das 14h às 16h.

Em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM), o Sine Bahia Mulher Móvel levará serviços de cadastramento e atualização cadastral, emissão de RG, orientação para CTPS digital, oficinas e palestras para os bairros de Paripe, Ribeira, Cajazeiras e Calabetão, além de outros serviços. O Sine Bahia Mulher Móvel estará também de 8 a 11 de março, na Feira Março Mulher.

Arte feminina em exposição no MAM

Ao longo de todo o mês, a Secretaria de Cultura do Estado vai abrir seus espaços para realização de eventos dedicados à mulher. O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) vai lançar no dia 14, às 17h, o Programa Entreatos do Acervo do MAM. O primeiro capítulo é composto por dez pintoras de diferentes gerações e revela um pequeno panorama dos últimos cem anos da história da arte brasileira, por meio do olhar feminino.

A cronologia temporal se inicia com a ícone modernista Tarsila do Amaral, nascida em 1873, e chega até Ani Ganzala, jovem artista baiana, que nasceu em 1998.

A Biblioteca de Extensão (Bibex), da Fundação Pedro Calmon, vai levar o Projeto Março Mulher no Metrô à plataforma da Estação Campo da Pólvora, em parceria com o CCR Metrô, durante a tarde do dia 16, com atividades alusivas à data.

Mulheres do campo​​

Durante o Março Mulher, a SDR promove vários eventos com diversos temas, depoimentos de experiências de mulheres rurais, exposição fotográfica, encontros, feiras agroecológicas, sarau e seminários.

No dia 22 de março, será institucionalizado, por meio de portaria, um Grupo de Trabalho formado por mulheres de todos os setores, superintendências e coordenações, que já formulam políticas públicas com o objetivo de articular, organizar e planejar as ações da Secretaria na questão de gênero e fortalecer a presença das mulheres na agricultura familiar.

Além disso, serão realizadas feiras livres nos territórios de identidade, em parceria com a SPM e coletivos de mulheres do campo, para potencializar a venda dos produtos das trabalhadoras rurais.

Em março ainda estão previstas rodas de conversas com as servidoras da SDR e representantes do movimento social para debater o fortalecimento das pautas das mulheres agricultoras familiares.

Empreendedoras

Ao longo do mês de março, acontecem rodas de conversa, concerto musical, visita à exposição e bate-papo, sempre tendo como motivação a luta das mulheres pela igualdade de oportunidades.

A programação do Mês da Mulher da Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA) se encerra no dia 28, às 15h, quando acontece o bate-papo Mulheres na Inovação.

Participam a empresária do setor espacial brasileiro e também pioneira na atividade de observação da Terra com nanosatélites, Aila Raquel; a publicitária, especialista em marketing e negócios internacionais, Mel Oliveira; e a coordenadora do Centro de Inovação da Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio BA), Maria Medeiros.

Fonte Acorda Cidade

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *