
Homem de 55 anos passou mal quando já havia percorrido mais de 30 km do trajeto. Evento reuniu mais de 3 mil ciclistas em Riachão do Jacuípe.

Um ciclista identificado como Odan de Santana Gomes, de 55 anos, morreu após passar mal durante a realização do 8° Cicloturismo de Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia, no domingo (18). O homem era morador de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia.
Segundo a organização do evento, Odan fazia parte de um dos grupos de ciclistas e já havia percorrido aproximadamente 31 dos 35 km do trajeto, quando começou a se sentir mal. Ele recebeu os primeiros socorros, ainda no local, por uma equipe de saúde que acompanhava o passeio e foi levado ao hospital do município, mas não resistiu.
A suspeita inicial é de que Odan tenha sofrido um infarto. Ainda de acordo com os organizadores, ele era hipertenso, mas praticava ciclismo regularmente e já tinha participado de outras edições do evento.
Evento reuniu mais de 3 mil participantes
O 8° Cicloturismo de Riachão do Jacuípe reuniu mais de 3 mil ciclistas de mais de 100 cidades baianas. A programação desta edição começou logo cedo, com um café da manhã para os participantes na Praça Landulfo Alves, e seguiu com o percurso de 35 km, marcado por paradas estratégicas, paisagens naturais e forró ao longo do trajeto.
Na chegada, a programação foi encerrada com shows ao vivo e apresentações culturais na Praça da Igreja. A iniciativa foi organizada pela União dos Ciclistas de Riachão do Jacuípe (UCRJ), com apoio da Prefeitura Municipal.
Em nota, a comissão organizadora lamentou a morte do ciclista. Confira a íntegra do texto:
A Comissão Organizadora do 8° Cicloturismo de Riachão do Jacuípe vem, com profundo pesar, comunicar o falecimento do ciclista Odon de Santana Gomes, ocorrido neste domingo, 18 de maio de 2025.
Odon passou mal durante o percurso e recebeu atendimento imediato da equipe de socorristas e do médico disponibilizado especialmente para o evento. Após os primeiros socorros no local, foi encaminhado com urgência ao hospital, onde, infelizmente, veio a óbito, apesar de todos os esforços da equipe médica.
Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares, amigos e toda a comunidade do ciclismo.
Nossos sentimentos mais sinceros àqueles que sofrem com esta perda irreparável.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança dos participantes e seguiremos trabalhando para aprimorar ainda mais nossas ações em eventos futuros.