
Doses serão aplicadas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana ampliou a vacinação contra a gripe para a população acima de seis meses a partir desta terça-feira (20). As doses estão disponíveis em 103 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Antes, a vacinação contra a gripe estava concentrada somente em grupos prioritários. De acordo com a SMS, a ampliação das doses será mantida durante todo o ano, já que integra o calendário nacional de vacinação para crianças, gestantes e idosos.
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, o município já imunizou mais de 50 mil pessoas desde que a campanha de vacinação teve início, em 31 de março.
Segundo o secretário municipal da pasta, Rodrigo Matos, a vacinação tem o objetivo de garantir a proteção à saúde e reduzir a demanda de atendimentos ambulatoriais e internações.
“Vacinas salvam vidas, é um gesto de cuidado e responsabilidade. Vamos continuar trabalhando firmes para garantir a dose de proteção contra a gripe a toda a população”.
Para se vacinar, é preciso apresentar o documento de identidade, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A recomendação é para que menores de 18 anos estejam acompanhados de pais ou responsáveis.

Vacinação da gripe na região de Feira de Santana
Nas cidades da região de Feira de Santana, a vacinação contra a gripe continua exclusivamente para grupos prioritários. Confira quem pode se vacinar e os locais de vacinação:
- trabalhadores de saúde;
- puérperas;
- quilombolas;
- pessoas em situação de rua;
- professores;
- forças de segurança;
- forças de salvamento;
- forças armadas;
- trabalhadores do transporte coletivo;
- trabalhadores portuários,
- caminhoneiros;
- população privada de liberdade;
- adolescentes e jovens em medida socioeducativa;
- pessoas com doenças crônicas ou deficiências;
- indígenas;
- trabalhadores dos Correios.
A vacinação começou no dia 2 de abril, em Alagoinhas. As doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde na zona urbana e um na zona rural.
Todas as unidades de saúde pública da cidade — 11 na área urbana e oito na zona rural — vão disponibilizar os imunizantes. As doses também serão aplicadas nos quatro postos satélites em localidades rurais, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Hospital Geral de Itaberaba (HGI).
De acordo com a gestão municipal, a expectativa é de que 730 pessoas sejam imunizadas A cidade vai receber 800 dos da vacina.