tt ads

Desde o dia 7 de outubro, estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão em greve, protestando por direitos, melhores condições de estudo e nomeação de professores.

Em suas ações reivindicatórias eles ocuparam o pórtico da instituição e a reitoria, no entanto, na manhã terça-feira (24), os estudantes bloquearam a BR-116 Norte, em frente ao 1º Batalhão Ensino Instrução e Capacitação (Beic), próximo à universidade, causando um longo congestionamento.

A mobilização, que reuniu mais de 50 estudantes de diversos cursos, buscou chamar a atenção da comunidade, da gestão da Uefs e do governo do estado.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) esteve no local e conversou com os estudantes, que decidiram logo em seguida encerrar o bloqueio. Eles seguraram faixas e queimaram pneus na pista.

Ao Acorda Cidade, um dos estudantes informou que entre as reivindicações está também o pagamento das bolsas, que foi suspenso. “

“Resolvemos bloquear a pista porque parece que não tem nada acontecendo. A universidade está há três semanas trancada e há duas semanas em greve dos estudantes e mesmo assim não é colocada uma mesa de negociação (…). A reitoria não tem feito o pagamento das bolsas dos estudantes como uma forma de pressionar para que a greve acabe, então estamos aqui para mostrar que somos mais fortes que nunca”.

Na tarde desta terça-feira, haverá uma plenária dos estudantes para para discutirem os rumos do movimento. A ideia é avaliar os resultados até agora e planejar as futuras ações.

O cenário é de incerteza, mas a determinação dos estudantes por seus direitos e pela melhoria da educação é clara. Eles permanecem mobilizados e aguardam uma resposta das autoridades.

Fonte Acorda Cidade

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *