tt ads

Segurança viária

Neste feriado prolongado, as atividades desenvolvidas pela instituição foram concentradas principalmente na segurança viária, com foco especial nas condutas de ultrapassagens proibidas, à embriaguez ao volante, controle de velocidade, ao não uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios, ao uso do celular ao volante, condições de conservação dos veículos, ao transporte de carga e trânsito irregular de motocicletas e ciclomotores.

Uma das estratégias foram as ações de educação para o trânsito, que atingiram quase 2.500 pessoas. Muitas dessas ações aconteceram em terminais rodoviários de ônibus e durante as palestras, os policiais além de repassarem informações de caráter preventivo, procuraram orientar os usuários de como agir em casos de abusos e crimes cometidos durante seus trajetos.

Apesar de todo o trabalho educativo, muitas pessoas se arriscaram e colocaram a vida de outras pessoas também em risco. Nestes quatro dias de Operação a PRF autuou 2.882 condutores cometendo infrações diversas.

A pressa também fez muita gente ultrapassar de forma proibida. Foram 563 autos extraídos desse tipo de infração. Esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal, onde o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo frontalmente com o veículo que está trafegando no sentido contrário.

Durante as abordagens, foram realizados 2.949 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), o que resultou no flagrante de 41 motoristas que assumiram o volante depois de consumir bebida alcoólica.

O uso dos equipamentos de segurança obrigatórios também esteve no foco das fiscalizações. A PRF flagrou e autuou 39 motoristas pelo transporte de crianças sem o dispositivo de retenção adequado. Já pela não utilização do cinto de segurança, equipamento obrigatório para condutor e passageiros, foram realizadas 173 autuações.

A PRF ressalta que a promoção de um trânsito mais seguro depende principalmente do apoio da sociedade. É preciso que todos obedeçam às leis de trânsito, tenham cautela ao conduzirem os seus veículos e tomem atitudes que promovam a segurança viária. No trânsito, escolha a vida!

Acidentes, feridos e óbitos

Em relação ao mesmo período do ano passado, a PRF na Bahia registrou uma redução no número total de acidentes, 37 em 2022 contra 33 em 2023. Desses acidentes, foram registrados 8 óbitos.

Os acidentes com óbitos aconteceram em trechos das BRs 110 (01 morte), 116 (04 mortes), 242 (01 morte), 407 (02 mortes). Desde o início do ano a PRF tem intensificado a fiscalização e ações educativas com foco em inibir o excesso de velocidade e as ultrapassagens em locais proibidos, condutas que aumentam muito a gravidade dos acidentes.

Durante os seis dias de atividades, a PRF na Bahia registrou 31 ocorrências policiais, que resultaram em 24 pessoas detidas por diversos crimes. As abordagens resultaram ainda na recuperação de 7 veículos roubados. Destacou-se também a apreensão de 2,7 Kg de cocaína e de 420 comprimidos de anfetaminas.

Fonte: PRF

Fonte Acorda Cidade

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *