tt ads

A sanfona branca da Banda Os Bambas do Nordeste, que foi presenteada a Baio do Acordeon-líder do grupo, por Luiz Gonzaga em 1974, foi furtada na noite de ontem (14) no camarim enquanto a banda se apresentava no Arraiá do Comércio, na Praça Bernadino Bahia, em Feira de Santana.

Carlos Matheus, integrante do grupo, disse ao Acorda Cidade, que o furto aconteceu entre 18h e 20h e que todos ficaram surpresos com a ação. Segundo ele, a banda não toca com a sanfona e ela é usada para exposição no palco, para apresentação em programas de rádio e de televisão.

Antes do show, o grupo se apresentou em um programa de TV e foi direto para o Arraiá do Comércio. Para não deixar o instrumento no carro, os integrantes decidiram então deixar a sanfona no camarim para resguardá-la. Quando terminarem o show, o instrumento já não estava mais no local.

“Comunicamos aos organizadores da festa para anunciarem durante a festa e fomos fazer o boletim de ocorrência, além de divulgar para a imprensa. No Brasil todo essa sanfona é muito conhecida e todo mundo sabe da história dessa sanfona que foi dada a Baio do Acordeon a Luiz Gonzaga em 1974 no Campo do Gado Velho e essa sanfona tem um valor sentimental muito grande para a gente”, disse.

De acordo com ele, em 1974 Luiz Gonzaga veio a Feira fazer um show no Campo do Gado velho e Baio que na época tinha 32 anos de idade, foi informado que o rei do Baião estaria na cidade e assim ele foi até o local com os amigos. Lá, os amigos emprestaram uma sanfona do fole furado para Baio e ele tocou com Luiz Gonzaga.

“Chegou lá e através de Chico Caipira, Luiz Gonzaga e Baio se conheceram. Antigamente não tinha palco e Luiz Gonzaga fez o show em cima do caminhão e com Baio no chão o acompanhando. Luiz viu nele um talento de poucos e resolveu presenteá-lo com a sanfona branca Scandalli 80 baixos. Ele está com a sanfona há 50 anos e o instrumento nunca desafinou. A sanfona tem gravada em letras vermelhas a frase: “Oferta do Rei do Baião” e a sanfona branca é muito rara, quem tocava com esse instrumento era Luiz Gonzaga que presenteava os sanfoneiros com uma sanfona branca, disse Matheus ao Acorda Cidade.

Apelo

Matheus fez um apelo para que quem tiver alguma informação sobre a sanfona possa repassá-la e ajude a encontrá-la. Além disso, ele pediu que a pessoa que pegou possa devolvê-la. Muito emocionado, ele comentou que todos estão muito abalados com a situação e que Baio está muito triste.

Baio está concorrendo ao prêmio da Batalha das Sanfonas, da Rede Bahia, que acontece amanhã (16) e reúne vários sanfoneiros. O ganhador fará uma apresentação com a sanfona.

Baio é alagoano de Água Branca e e veio para Feira aos dez anos de idade em um pau de arara. No mesmo veículo veio para Feira também o radialista Dilson Barbosa. Baio toca profissionalmente desde os dez anos de idade.

Fonte Acorda Cidade

tt ads

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *