Dois turistas romenos foram agredidos, neste sábado (22), enquanto visitavam o Pelourinho, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Salvador. Segundo a Polícia Civil, as agressões aconteceram durante uma tentativa de assalto, em que os turistas teriam reagido.
Imagens gravadas logo depois do crime mostram os homens com sangue nas mãos e no rosto, na Rua Inácio Acciole. Eles foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para um hospital particular da capital baiana.
Já os suspeitos fugiram e ainda não foram encontrados pela polícia. A queixa foi registrada na Delegacia de Proteção ao Turista, que fica no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a 140 metros da rua onde o crime aconteceu.
Violência no Pelourinho
Moradores e comerciantes reclamam dos assaltos que acontecem na região. Apenas neste sábado, eles dizem que seis assaltos foram contabilizados, informação que não foi confirmada pela Polícia Civil.
Segundo o diretor geral do Balé Folclórico da Bahia, Vavá Botelho, a violência na região tem feito o grupo perder público nas apresentações, pois as pessoas têm tido medo de ir até o Teatro Miguel Santana, onde as apresentações acontecem.
“Oito turistas foram assaltados na semana passada, indo para nosso teatro, a dois metros de uma viatura da polícia. Os policiais estavam sentados dentro do carro e não fizeram nada”, afirmou.
Em dezembro do ano passado, durante o verão, um turista alemão foi agredido e roubado durante o dia. Ele também teria sofrido uma tentativa de assalto e reagido.
Diversos roubos também foram registrados na região durante a exibição dos jogos do Brasil pela Copa do Mundo do Catar. Na estreia da seleção na brasileira, 24 furtos e roubos foram registrados pela polícia.
Devido a situação de insegurança no bairro, o ator Erico Brás, que é dono de um restaurante no local, lançou uma campanha nas redes sociais para que a segurança seja reforçada e assim os turistas e moradores possam circular sem medo pelo Pelourinho.
“O estado precisa tomar conta, e por isso estamos lançando essa campanha dizendo que o Pelourinho é nosso”, afirmou.
Fonte G1 Bahia