


A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana lançou a campanha “Cuidando de quem cuida”, que tem o objetivo de incentivar o cuidado com a saúde mental dos profissionais de saúde que atuam nas unidades de urgência e emergência.
A iniciativa teve sua primeira edição na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira, onde os servidores puderam participar de atividades em grupo, escuta individual e sessão de massoterapia. O evento é organizado pela Rede de Atenção Psicossocial (RAPs).
Na avaliação da coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial, Regicelia Silva, a ação é uma oportunidade para os profissionais de saúde terem um espaço contínuo de discussões, despertando incentivos para o autocuidado através do diálogo.
“É mais fácil justificar que estamos ocupados do que aceitarmos que precisamos parar e pensar com carinho em nós mesmos. Promover o autocuidado emocional significa estar conectado com suas emoções e ir em busca de autoconhecimento, preferencialmente com o acompanhamento profissional de um psicólogo”, destacou Regicelia Silva.
A conversa foi mediada pela psicóloga Margarete Carneiro, que destacou a importância de discutir a saúde mental no período da pandemia.
“Em tempos de calamidade onde diante do desconhecido e sofrimento devido aumento dos óbitos, realizar ações de promoção e prevenção em saúde mental oferece sensibilização para o enfrentamento e percepção de necessidades individuais esquecidas. Atividades como a roda de conversa, dinâmicas em grupo, escuta individual e massagens relaxantes, sensibilizam o cuidador”, explica.
Nesta semana, a campanha será levada para os profissionais de saúde da Policlínica Parque Ipê.


O Programa de Aprendizagem Profissional (Bahia Aprendiz), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), oportuniza, desde setembro de 2021, a qualificação profissional e inserção de estudantes dos cursos técnicos de nível médio ofertados pela rede estadual de ensino no mundo do trabalho. Em sua proposta inicial, o programa já efetivou a contratação de 109 estudantes do curso de Administração, na modalidade Médio Integrado, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão Severino Vieira, localizado em Salvador. Deste total, 13 aprendizes atuam em diferentes setores da SEC.
O diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Wendell Machado, ressaltou a importância do programa. “Trata-se de uma parceria entre a SEC, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), com o apoio do Itaú Educação e Trabalho (IET). O programa visa dar experiência profissional para melhorar a inserção qualificada do estudante na condição de aprendiz no mundo do trabalho, já proporcionando uma primeira experiência dentro do ambiente real de trabalho, além de conseguir cumprir a carga horária de estágio do curso técnico que participa, ampliando sua experiência profissional”.
A estudante Tâmara Abdalla, 15, que foi contratada através do Consórcio Prodetur Salvador e trabalha na Coordenação de Estágio, Emprego e Renda da SEC, falou de sua experiência. “É muito gratificante participar do projeto, pois todos os dias temos uma rotina de trabalho e isso dá um estímulo maior nos estudos, porque podemos aplicar o que a gente estuda no curso. Estou muito feliz em ter um salário, poder ajudar nas despesas de casa, investir em cursos e comprar minhas coisas sem precisar pedir dinheiro aos meus pais”, disse, empolgada.
Quem também vivencia a prática profissional é o estudante Alisson Mateus Santana, 17, contratado pela mesma empresa e que está atuando na Coordenação de Programas Federais da SEC. “Eu acho muito importante participar de uma iniciativa como esta, pois ampliamos o nosso conhecimento e podemos levar esta experiência para outras oportunidades futuras de trabalho. Além disso, temos uma independência financeira e, com a minha remuneração, eu ajudo a pagar as contas de casa”, afirmou.
Sobre o programa
Aprendizagem Profissional é uma política pública de caráter permanente, que reúne a qualificação profissional e a inserção no mundo do trabalho em uma única ação. A iniciativa é determinada pela Lei nº 10.097/2000, que foi regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005, e estabelece a obrigatoriedade de as empresas de médio e grande porte contratarem aprendizes entre 14 e 24 anos. Trata-se de um contrato de trabalho especial em que o empregador se compromete a assegurar formação técnico-profissional metódica ao aprendiz.
O programa tem a duração média de 15 meses (quatro meses de formação teórica e 11 de prática em ambiente real de trabalho) e carga-horária de 1.316 horas, sendo 460 horas teóricas e 856 horas práticas. Como remuneração, os aprendizes recebem, aproximadamente, meio salário mínimo, variando de acordo com a carga horária de trabalho definido, além de auxílio-transporte.
Fonte: Ascom/SEC

O governador Rui Costa afirmou nesta segunda-feira (14), durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, que avalia suspender a realização de eventos na Bahia durante o carnaval.
“Hoje vou reunir com a Secretaria de Cultura, inclusive, tem um limite, um protocolo, e pelo visto o protocolo não está sendo seguido, e o limite também não. Eventualmente nós vamos suspender também, porque não tem jeito”, afirmou.
Atualmente, o decreto do governo permite que festas com até 1.500 pessoas, desde que não ultrapasse 50% da capacidade do espaço, aconteçam. Segundo Rui, as medidas de restrições em vigor atualmente não permitem que blocos de rua desfilem durante o período do carnaval.
“Não teremos novas restrições, o que eventualmente a gente pode fazer, é reafirmar em decreto que não terá Carnaval. Nem em Salvador, nem nenhuma cidade. Isso digo porque alguém pode entender que o limite de 1,5 mil pode sair um bloquinho de 1,5 mil, não será permitido Carnaval em função do número de contaminados e internados”, afirmou o gestor estadual, durante evento.
Informações: Redação iBahia.

A Prefeitura de Feira de Santana declarou situação de emergência nas áreas afetadas pela estiagem. O decreto foi publicado em edição do Diário Oficial Eletrônico nesta quarta-feira, 9.
Segundo a coordenadora da Defesa Civil, Ana Karoline Rebouças, a maioria das regiões da zona rural não dispõe de rede hidráulica ou acúmulo de água em açudes para consumo humano, o que motivou o decreto.
“Isso garante o abastecimento através de carro pipa, mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério da Defesa”, explica a coordenadora.
De acordo com o documento, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a orientação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Também autoriza o início de processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco intensificado de desastre.
Ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 dias consecutivos e ininterruptos – contados a partir da caracterização do desastre, vedados a prorrogação dos contratos.

O aposentado Andrelino Vieira da Silva comemorou seu aniversário deste ano de forma diferenciada. Isso porque não era uma festividade qualquer. O idoso completou 121 anos no dia 3 de fevereiro. O bolo da festa foi temático, com uma plaquinha em que estava escrito “o terror do INSS”.
Andrelino nasceu em 1901, na região de Anicuns, interior de Goiás . Ele vive atualmente em Aparecida de Goiânia , região metropolitana da capital, onde mora há 40 anos. São sete filhos, sendo cinco vivos, além de 13 netos, 16 bisnetos e um tataraneto.
“É um milagre. Acho que o segredo é muita tranquilidade. Nunca vi uma pessoa tão tranquila. A casa pode estar caindo e ele está deitado na rede balançando”, contou ao site Metrópoles a nora de Andrelino, a costureira Antônia do Carmo de Sousa Santos, de 59 anos, que vive no mesmo lote do aposentado.
Ideia de bolo
A filha de Antônia, Janaina Lemes de Souza, de 36 anos, foi quem chegou com a ideia de fazer um bolo temático. A inspiração surgiu de um outro idoso que fez um bolo temático no mesmo estilo, fazendo referência ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pelo pagamento de aposentadorias.
“Um amigo da minha filha viu uma foto do aniversário de outro senhor e mandou para ela. “É a cara do seu avô”. Ela achou bom e copiou, pediu para a senhora que encomendamos o bolo”, relatou Antônia.
O aniversário foi comemorado com pouca gente, apenas entre os filhos e netos que vivem no mesmo terreno que o idoso, já que eles estavam com a Covid-19. Ele também teve a doença. Mas tomou as três doses da vacina e sentiu apenas sintomas leves.

Nesta terça-feira, 8, é a vez do distrito de São José (Maria Quitéria) ser contemplado com a Caravana da Vacinação. O serviço será disponibilizado das 8h às 12h, de forma itinerante, promovendo a imunização daqueles que até o momento não se vacinaram.
A primeira dose será destinada para as crianças de 6 a 11 anos, adolescentes de 12 a 17 anos, maiores de 18 anos, gestantes e puérperas.
Os menores de 18 anos devem ser vacinadas na presença dos pais ou de um responsável legal. Será obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação.
A aplicação da segunda dose é para aqueles que estão no período recomendado. Já a dose de reforço é para pessoas acima de 18 anos, que receberam a segunda dose há mais de quatro meses e em pacientes imunossuprimidos (transplantados, em quimioterapia, hemodiálise, HIV e outros) que tenham recebido a segunda dose há mais de 28 dias.
A quarta dose é destinada para os pacientes imunossuprimidos, que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses.

O Arcebispo de Feira de Santana – BA e referencial para a Pastoral Afro Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, dom Zanoni Demettino Castro, escreveu o artigo “Brasil, que matas o povo negro e oprimis sua gente, que vergonha!”.
Dom Zanoni, destaca no texto, que o assassinato de Moïse, no último dia 24 de janeiro, não pode ser considerado um fato isolado. “O fato não pode ser visto isolado do contexto que vivem e passam milhares de jovens negros e negras mortos nos últimos tempos”, diz.
Confira o texto completo a seguir.

O prefeito Colbert Martins Filho participou, na tarde desta segunda-feira, 31, da inauguração das novas instalações do Fórum de Juizados Especiais e do Cartório Integrado das Varas da Família da Comarca de Feira de Santana.
“A entrega desta unidade é de fundamental importância para Feira de Santana. É a porta ‘escancarada’ para os mais necessitados”, afirmou a juíza coordenadora dos Juizados Especiais, Fabiana Pelegrino, considerando os investimentos um avanço no meio judiciário. “É um gesto de amor à sociedade e a todos os operadores do Direito”.
Ao parabenizar o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Lourival Almeida Trindade, pela inauguração da unidade, o prefeito Colbert Filho destacou que o equipamento “vai contribuir para o desenvolvimento da Justiça”, observando ainda que foi construído em um momento difícil de pandemia.
Após valorizar a dedicação de sua equipe técnica, o desembargador pontuou que se sente “sensibilizado e tocado em inaugurar essa obra”, que marca também o seu mandato. “São os menos favorecidos que temos que ter um olhar crítico”. Ao final agradeceu também apoio do Governo Municipal para construção do espaço.
O ato contou ainda com as presenças de representantes do judiciário baiano, juízes, além do procurador geral do município, Moura Pinho, e do secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro. Também, o coordenador regional de Polícia Civil, delegado Roberto Leal.